REDE PÚBLICA


Os professores da rede estadual paralisam as aulas dia 3 de dezembro e realizam ato público a partir das 8h na Praça Fausto Cardoso. O magistério quer uma posição do governo, através da Secretaria de Estado da Educação – Seed, sobre como o governo de Sergipe vai implantar o piso salarial na rede estadual. Os educadores pretendem também ir a Assembléia Legislativa aguardar a chegada do projeto de lei que regulamenta a Gestão Democrática.


O sindicato denuncia que as comissões criadas para corrigir as distorções da folha de pagamento e discutir a implantação do Piso Salarial Nacional não surtiram efeito. “A Seed silencia sobre o piso, as reuniões estão sendo sistematicamente canceladas, essa não é a postura de quem está disposto a dialogar com a categoria”, disse o vice-presidente do Sintese, Carlos Sérgio Lobão.


Para o Sintese a secretaria não age com transparência, pois não disponibiliza a folha de pagamento para o Conselho do Fundeb, não corrige as graves distorções existentes na folha, portanto não cabe o argumento de que não há recursos para pagar o piso.


PGE


Outro ponto que preocupa o magistério estadual é o parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre a Lei do Piso. A PGE sugere que para pagar o piso o governo pode usar como alternativa transformar a remuneração dos professores em subsídio. Essa postura não é interessante para a categoria.


Isso sem contar a orientação para criar duas tabelas salariais: uma para os professores que estão nas unidades escolares e para os que estão em órgãos ligados Seed. A conseqüência dessa “sugestão” é a quebra da isonomia entre os educadores. Infelizmente a PGE mais uma vez apresenta um parecer que prejudica os trabalhadores.


“Os professores querem saber como o governo está construindo o processo de implantação do piso. Se essa construção for baseada integralmente no parecer do PGE, vislumbramos sérios problemas com a categoria.”, disse o presidente do Sintese, Joel Almeida.


Audiência


Nesta terça, acontece na Seed, a partir das 7h30, reunião da comissão de estudo de implantação do piso. De acordo com informações prévias, a Seed vai apresentar o impacto do piso na folha de pagamento.