MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Em Sergipe, não é difícil encontrar dentre as quase 500 lojas que integram o comércio varejista de material da construção, alguma que tenha começado através da união de entes de uma mesma família. Por ser originada desta forma, muitas acreditam que a sucessão familiar seria a maneira ideal de dar continuidade ao negócio, só que muitas vezes o conflito de gerações acaba fazendo com que todo o investimento se perca.


Por conta dessa realidade, a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Sergipe (Acomac/Se), realiza de 5 a 7 de dezembro, no Hotel Parque dos Coqueiros, o I Encontro de Lojistas de Material de Construção do Estado, que tem como tema: ‘Custos operacionais e sucessão familiar – participação, rentabilidade e fortalecimento’. Dentre os objetivos do encontro estão a promoção e estreitamento das relações entre os quase 500 integrantes da associação, com intercâmbio de informações e geração de negócios.


“Congregar, esclarecer, amadurecer, abrir o olho, ver mais longe, flexibilizar. É isso tudo o que queremos com este momento de interação, de troca de experiências. O interessante é que nesse meio é muito fácil você encontrar empresários que em algum momento entram em choque com os filhos, porque os primeiros aprenderam com o cotidiano da profissão, mas seus sucessores têm a concepção apreendida na academia, que em muitos momentos vão de encontro ao que estava em prática. Foi justamente para minimizar ou dirimir esse conflito de gerações, e consequentemente, obter o sucesso do negócio, que estamos realizando o encontro, que de agora por diante será uma constante”, esclareceu o diretor executivo da Acomac/SE, Jailson Meneses.


Estão programadas duas palestras para o encontro e ambas acontecem no sábado. A primeira será ‘Sucessão familiar’, ministrada por Eduardo Fausto, doutor em administração e consultor empresarial, cuja metodologia visa possibilitar aos empresários-clientes uma maior proficiência na condução dos seus negócios associados ao seu desenvolvimento humano. A segunda palestra tratará do tema ‘Custos operacionais’, por Fábio Tozzini, diretor da Tozzini Consultores Associados (SP), onde atua como especialista nas áreas financeira e de crédito, e dentre as várias atividades que realiza está o desenvolvimento de trabalhos no segmento de custos, formação de preços e crédito para diversas empresas do segmento de materiais de construção.


Premiação


Na noite de abertura haverá a entrega do Prêmio Consultor de Vendas do Ano, que teve como intuito prestigiar os colaboradores das lojas durante o evento, pois de acordo com Jailson Meneses, eles e os clientes são as duas vertentes mais importantes em qualquer loja do comércio varejista de material de construção.


“Fizemos essa homenagem para mostrar aos que trabalham direto com o público o quanto são importantes para a cadeia produtiva do varejo na construção. Percebemos tanto isso que estamos investindo na qualidade de vida dessas pessoas, com, por exemplo, a implantação de um plano de saúde para essa categoria, um fato inédito e que será possível por conta de uma parceria maravilhosa que estamos fechando”, informou o diretor executivo da associação. Dos três vencedores do prêmio, os dois primeiros colocados são do interior e vão ganhar uma estadia no Hotel Parque dos Coqueiros durante o evento (1° lugar) e uma televisão 21 polegadas (2°). Já o terceiro colocado, que é um colaborador da capital, vai ganhar uma máquina fotográfica digital.