Tarde de lazer e ações preventivas celebram o Outubro Rosa no Parque da Sementeira

Sair da rotina do dia a dia e fazer algo diferente aliando saúde e diversão. Essa foi a motivação para a criação do “Exercite-se” um projeto que teve por objetivo levar pacientes e o público em geral a refletir sobre a importância da atividade física para uma vida saudável e prevenção de doenças, entre elas o câncer de mama.

O Outubro Rosa, é um movimento mundial que visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. “Se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a ser de 95% dos casos”, ressalta a mastologista da Clínica Homo – Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Paula Saab.

O oncologista Nivaldo Vieira, destacou a importância de atividades que promovam o bem estar da paciente com câncer, não só no tratamento bem como na prevenção. “Existem trabalhos que mostram que a atividade física reduz consideravelmente os efeitos colaterais do paciente em tratamento de câncer e reduz o diagnóstico de câncer’.

Nivaldo Vieira – oncologista

De acordo com Nivaldo Vieira, a atividade física consegue prevenir diversos tipos de câncer, como o de intestino, de próstata e mama. “Isso tá comprovado e para as pessoas que tiveram câncer a atividade física consegue reduzir a recidiva da doença. Lembrando que a atividade física deve ser de pelo menos 40 minutos, entre quatro e cinco vezes por semana de atividade não interrompida, com roupa adequada num local adequado, seja numa academia ou área pública”. Segundo ele, desta forma a pessoa está exclusivamente concentrada para a atividade.

Felipe Correia – educador físico

Durante a tarde de lazer, no Parque da Sementeira, na zona sul de Aracaju, as pacientes e seus acompanhantes participaram de um “aulão rosa”, com o educador físico Felipe Correia, que movimentou o público com exercícios físicos ao som de muita música, tudo com o intuito de não deixar ninguém parado. “O exercício físico é o que a gente chama de remédio não medicamentoso. Não importa a modalidade, pode ser uma caminhada, uma corrida, um pedal, musculação, não importa, o importante é que seja do seu gosto que dê prazer, isso vai melhorar sua qualidade de vida”, explicou ressaltando que não há restrição para um paciente oncológico.

Luciene Barros – paciente

Luciene Barros, se emocionou ao falar do enfretamento do câncer de mama e da alegria de estar participando do Aulão. “Eu estou aqui hoje contando minha história graças a Deus e a toda equipe Onco Hematos que me trouxe pra vida e em especial a Dra Gisélia que foi um anjo”, contou.

Durante o Aulão Rosa, foram entregues 50 vouchers para realização de mamografia a representante do Grupo Mulheres de Peito, Aline Souza, que ao agradecer ressaltou que apesar da celebração do Outubro Rosa ser um mês conscientização e de incentivo ao diagnóstico precoce muitas mulheres enfrentam dificuldade de acesso aos exames. “Como pode isso acontecer? Precisamos de mais políticas públicas e que a sociedade se organize e se conscientize que o diagnóstico precoce salva vidas”.

Aline Souza – ONG Mulheres de Peito

Responsável pelo grupo de pacientes oncológicas “Flores do Meu Jardim” e uma das organizadoras do “Exercite-se”, a mastologista Paula Saab, da equipe Homo, Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, considerou um sucesso o evento e que superou as expectativas. “Tivemos uma altíssima adesão entre pacientes, familiares, colaboradores, de pessoas engajadas coma causa do câncer de mama. Tivemos exercícios físicos, conversas com médicos, fisioterapeutas, com a equipe multidisciplinar, conseguimos passar muita informação num sábado ensolarado, realmente foi um momento muito especial”, comemorou a médica, destacando que o objetivo foi mostrar a importância do exercício físico tanto na prevenção quanto no tratamento e reabilitação do câncer de mama, “tem vários estudos consistentes mostrando a redução em até 30% no risco de você ter câncer quando se pratica exercício físico regularmente. A gente sabe que a vida é corrida mas precisamos estimular para que possamos diminuir os riscos”, afirmou.

Paula Saab – mastologista

Conhecida por sua animação e por estar presente em todas as atividades promovidas pela Onco Hematos, a paciente Edna Martinez, fez questão de agradecer pelo evento. “Eu participo de todos os encontros porque isso é vida, é amor, eu estou muito agradecida as clinicas que organizam esses eventos que faz com que a gente renove e renasça”, declarou.

As oncologistas Giselia Tavares e Erijan Andrade, também acompanharam e participaram do Aulão ao lado das pacientes e reforçaram que é importante manter o corpo e a mente em atividade. “Existe vida após um diagnóstico de câncer e é importante levar uma vida normal e com atividade física se evita outras doenças também”, alertou Gisélia Tavares.

Cecília Novais – massoterapeuta

As pacientes oncológicas tiveram a oportunidades de participar de sessão de massagens com a massoterapeuta Cecília Novais, e de maquiagem com uma equipe Mary Kay .

Diante do sucesso, outras atividades já estão sendo programadas como forma de levar saúde e informação não só aos pacientes das clínicas Onco Hematos e Homo, mas a sociedade como um todo, como informou Debora Couto, gerente de operações da DASA. “O evento foi incrível, conseguimos tirar os pacientes, colaboradores, corpo clinico de dentro das clinicas e trazer para um parque no meio da natureza, com várias ações voltadas para saúde, trazendo bons exemplos, numa tarde de sábado foi brilhante, então, esse é só o primeiro de muitos que virão” avisou a gerente, agradecendo aos parceiros que colaboraram com o evento como a Constat, a Tropical Garden e a Mary Kay. “Foram muitas mãos juntas que colaboraram para que o evento que fosse só sucesso”, finalizou.

Débora Couto – Ger de Operações – DASA