Fórmula alimentar e remédio para esclerose estão disponíveis no Case


Foto: Márcio Garcez/Saúde


A fórmula alimentar Aptamil, utilizada para alimentar crianças de 0 a 12 meses com intolerância à lactose, e o medicamento Riluzol 50mg, indicado no tratamento de pessoas com esclerose lateral amiotrófica, estão disponíveis no Centro de Atenção à Saúde (Case), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


Ao contrário do que foi divulgado recentemente por alguns setores da imprensa, o estoque de Aptamil foi abastecido com 78 latas na última sexta-feira, 18, para suprir a necessidade das famílias no fim de semana. O produto foi entregue aos pacientes até a terça-feira, 22. No dia seguinte, quarta-feira 23, uma nova remessa com 722 latas da fórmula chegou ao Amoxarifado Central da SES e nesta quinta, 24, foi encaminhado ao Case para continuar sendo distribuído.


Um novo pregão para a compra do Aptamil foi realizado na última segunda-feira, 21. No início da próxima semana, quando a empresa vencedora da licitação terá que apresentar a documentação necessária para a venda, uma nutricionista da Secretaria da Saúde fará junto à Secretaria de Estado da Administração (Sead) o parecer técnico para aquisição do produto.


“A partir do dia em que começarmos as compras por esse pregão, não teremos problemas de abastecimento”, garante a gerente administrativa do Case, Ortência Cavalcante. “Temos trabalhado para humanizar cada vez o nosso atendimento e sempre temos o cuidado de ligar para os pacientes para avisar da chegada de uma nova remessa do produto”, acrescentou Ortência.


De acordo com a farmacêutica Mariana Garcia, o Centro recebeu 800 latas de Aptamil desde 11 de janeiro. “Esse estoque é suficiente para aproximadamente um mês, período em que vamos reabastecendo as quantidades de acordo com a demanda”, explicou. O Case fornece 12 tipos de leite especial e fórmulas alimentares e a média mensal de consumo destes produtos chega a 2.750 latas.


Rilutek


De nome comercial Rilutek, a substância Riluzol 50mg é uma das mais consumidas no Case. Na tarde da última quarta-feira, 24, o medicamento voltou a ser distribuído porque chegaram 1.512 novas cápsulas através de uma compra licitada no último mês de novembro. A quantidade será suficiente para um mês, já que a média de consumo mensal é de 1.448 comprimidos.