Palestra sobre coleta seletiva é tema de palestra na Emsurb


No final da tarde de quarta-feira, 23/1, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), promoveu uma reunião com os servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para tratar sobre a coleta seletiva do lixo. A idéia partiu da Assessoria Técnica (Astec) da Emsurb, com o objetivo de difundir a coleta seletiva na sede administrativa do órgão.


De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Cláudia Virgínia, é fundamental que um serviço oferecido à população tenha início dentro do próprio local de trabalho. “Nós trabalhamos a coleta seletiva da seguinte forma: o lixo seco (reciclável) é separado do lixo úmido (orgânico e materiais não-recicláveis)”, explica Cláudia.


Segundo o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, ações deste cunho ambiental têm prioridade na Empresa. “É importante que as pessoas criem consciência sobre essa questão porque a gente tem aquela sensação de que todo lixo é igual, mas não é. Temos uma riqueza muito grande de material que pode ser reaproveitado”, diz.


Para Cláudia Virgínia, a idéia da palestra é que cada setor da empresa realize a coleta seletiva e assim estenda para dentro de casa. Outro objetivo do projeto é levar a coleta para todas as Secretarias da Prefeitura. “O ideal é que 30% do total do lixo residencial recolhido em Aracaju seja aproveitado pela coleta seletiva. Nós temos a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que demanda de uma quantidade bem maior do que é arrecadado atualmente”, informa.


Atualmente, a Prefeitura de Aracaju recolhe todos os meses 11 mil toneladas de lixo residencial na cidade, porém apenas 50 toneladas são aproveitadas pela coleta seletiva. Para que seja feita a coleta do lixo selecionado, a Emsurb disponibiliza dois caminhões especiais, além de um caminhão-baú da Care. O recolhimento é feito de uma a duas vezes por semana, de acordo com a quantidade do material.


A comunidade que estiver interessada em participar do programa da Coleta Seletiva de Lixo deve procurar à sede da Emsurb, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), ou telefonar para (79) 3179-7001.