VERÃO SERGIPE


Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP


 


A Polícia Militar do Estado de Sergipe apresentou à imprensa nesta quinta-feira, 15, o plano estratégico de segurança elaborado para o Verão Sergipe 2009, incluindo as festas na Caueira, Pirambu e o Pré-Caju, que acontece na capital. Durante a prévia carnavalesca, que vai de 22 a 25 de janeiro, a PM vai empregar 4,5 mil policiais militares para garantir a tranqüilidade da festa.


 


De acordo com o planejamento feito pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), na capital serão distribuídas quatro câmeras nos 4,5 quilômetros do percurso dos blocos e trios elétricos, além de seis cabines de desarmamento. O evento terá 19 portões de acesso, onde todos os foliões serão revistados por policiais militares que estarão com detector de metais, buscando evitar a entrada de armas no espaço do Pré-Caju.


 


Durante os dias de festa, alguns militares serão distribuídos em 30 elevados para facilitar a visualização de possíveis confusões. No percurso ocupado pelos trios da ‘pipoca’, sete caminhonetes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) farão a segurança dos brincantes.


 


O policiamento periférico será feito com o auxílio de 32 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e 20 motocicletas. Também serão empregadas viaturas da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Toda a área externa será coberta por patrulhas que estarão a pé, fazendo uma primeira triagem do público que se dirigirá aos portões de acesso e garantindo a livre circulação dos foliões.


 


Assim como ocorreu em 2008, a Polícia Militar dividiu o espaço da prévia em quatro áreas, facilitando a distribuição e o controle do efetivo. A novidade deste ano é que o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) estará, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com duas lanchas para fazer a segurança no Rio Sergipe, no trecho compreendido entre o Iate Clube de Aracaju e a Avenida Tancredo Neves. As embarcações terão canhões de luz para facilitar a visualização de possíveis ocorrências.


 


Interior


Segundo o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), a Caueira contará com a segurança de 366 policiais, que serão distribuídos no policiamento interno e externo do evento e nas rodovias que dão acesso ao local da festa. A estrutura contará ainda com cinco elevados, cabine de desarmamento e portões de acesso com detectores de metais.


 


Na parte interna da festa, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) estarão em elevados e patrulhas. Nos pontos de acesso à praia, inclusive na saída da balsa, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) controlarão o trânsito. As areias da Caueira receberão o policiamento do Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon). A Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) também estarão na segurança periférica.


 


Em Pirambu, a festa terá um esquema de segurança semelhante ao da praia da Caueira, com o emprego de 334 policiais militares. Além disso, este ano o policiamento contará com o apoio do Pelotão Ambiental, que disponibilizará uma lancha para fazer o patrulhamento do rio Japaratuba.


 


Durante o encontro, o major Paulo César Paiva, diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), apresentou um mapa indicando as vias que serão interditadas durante a realização do Pré-Caju 2009. O oficial informou que 64 agentes de trânsito da SMTT e 28 policiais militares da CPTran trabalharão diariamente na organização do trânsito das ruas e avenidas que dão acesso ao evento.