Defensoria Pública encerra programação de Roda de Conversa sobre Setembro Amarelo em escolas públicas

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CIAPS), encerrou o “Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio” com Rodas de Conversa em escolas públicas de Aracaju e município de Nossa Senhora do Socorro.

As Rodas de Conversa buscam abordar o tema e fomentar o diálogo sobre assuntos de saúde mental, criando debates mediados por um profissional de psicologia. Os alunos discutem suas experiências, tiram dúvidas e dizem o que pensam.

As escolas que receberam a equipe do CIAPS foram o Centro de Excelência Poeta José Sampaio, localizado no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro; e Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, em Aracaju.

Durante as Rodas de Conversas, os jovens e adolescentes puderam entender os fatores que levam ao suicídio e como pedir ajuda. “O objetivo da Defensoria Pública é conscientizar os estudantes para a prevenção, abordando temas de saúde mental e emocional para que possam entender os motivos que levam ao ato e a quem recorrer quando estiverem passando por um problema ou conhecerem alguém que está precisando de ajuda”, disse a psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet.

“A escola é um dos principais espaços de sociabilização e formação, onde os jovens e adolescentes passam a maior parte do tempo, o que possibilita a identificação de comportamentos como queda do rendimento escolar, isolamento, dificuldade de relacionamento, automutilação, abuso de álcool e drogas, entre outros sinais de que a saúde mental do aluno pode estar sendo prejudicada. Além disso, é um espaço seguro para a conversa, pois a partir daí é possível entender melhor como os alunos estão e identificar potenciais fatores de risco”, completou Syrlene.

O coordenador do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, Marcelo Batista, aplaudiu a iniciativa da Defensoria Pública e destacou a importância da Roda de Conversa para os alunos. “Temos diversos casos de depressão, mas fica difícil identificar. Por isso, a escola hoje conta há 40 dias com psicólogo e assistente social para nos dar suporte. A Roda de Conversa despertou a procura por psicólogo por parte dos alunos. Essa ação da Defensoria Pública foi ótima, afinal, deveríamos ter o ano todo, pelo menos, a cada três meses. Só temos a agradecer pela iniciativa”, pontuou.

“Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha deste ano. O objetivo é atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e de ajudar na prevenção do suicídio.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um apoio emocional e de prevenção do suicídio. Tem atendimento voluntário e gratuito por telefone (188), email e chat 24 horas diariamente. Além de trabalhar a prevenção do suicídio, de forma totalmente sigilosa, O CVV dá apoio emocional às pessoas que sofrem com depressão e que se encontra em uma situação que pode levar ao suicídio.