Escola Estadual 11 de Agosto reúne mais de 150 participantes na Primeira Corrida de Surdos

Mais de 150 corredores aderiram à ‘Primeira Corrida de Surdos’, que aconteceu na tarde da última sexta-feira, 22, no Parque da Sementeira, em Aracaju. Promovida pela Escola Estadual 11 de Agosto, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, o evento teve como objetivo promover uma maior interação entre pessoas falantes e pessoas surdas, além de chamar a atenção dos participantes para os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

 

Alana Chagas, professora de Língua Brasileira de Sinais – Libras, não escondeu a satisfação de participar do evento. “É muito gratificante ver tantas pessoas surdas reunidas, participando de um evento esportivo em prol da nossa causa”, disse a educadora. Alana chegou em segundo lugar na categoria adulto feminino para pessoas surdas.

 

Fernando dos Santos, integrante da equipe do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipae-SE), disse que se sentia muito feliz por prestigiar a primeira corrida de surdos, mas principalmente por ter ganhado, juntamente aos seus amigos. Ele chegou em primeiro lugar na categoria adulto masculino para pessoas surdas.

 

Sophia Abravanel, estudante da Escola Estadual Severino Uchôa, chegou em segundo lugar na categoria adulto feminino para pessoas falantes. Para ela, participar desse evento foi muito gratificante. “Vou me preparar melhor e ano que vem estarei aqui, em adesão à luta das pessoas surdas”, enfatizou.

 

A coordenadora administrativa da DEA, Adriana Silva, prestigiou o evento no Parque da Sementeira. “Atividades dessa natureza sempre são muito bem-vindas. O evento cumpriu seu propósito. Ele foi muito bem organizado pelos professores e servidores da escola, além de ter sido inclusivo, pois contou com a participação de pessoas das mais variadas faixas etárias, dentre elas pessoas com deficiências (PcD). Foi tão bom que já estamos criando expectativas para a corrida do próximo ano”, comentou.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Estadual 11 de Agosto, Talita Pegentino de Santana, o evento superou todas as expectativas. “Temos motivos de sobra para estarmos felizes. Primeiro, tivemos uma participação expressiva de crianças e adultos, não somente de pessoas que compõem a nossa comunidade escolar, mas também de outras escolas públicas e privadas, de associações e instituições acadêmicas. Segundo, porque tudo transcorreu muito bem e não foi registrada nenhuma intercorrência”, concluiu.

 

Fotos: Michele Becker


Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM