Vacinação contra Pólio e Covid-19 estará disponível neste sábado

Larissa
A coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro

Para continuar ampliando a cobertura vacinal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta a vacinação contra Covid-19 aos sábados, somente na praça Fausto Cardoso, no Centro, das 8h às 13h. Já as vacinas contra Pólio e Covid-19, serão ofertadas nos pontos instalados nos três shoppings da capital (RioMar, Jardins e Aracaju Parque), das 10h às 17h.

Na praça Fausto Cardoso, estarão disponíveis as doses de covid para pessoas a partir de 12 anos. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a vacinação na praça oferta os imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Janssen, para primeira, segunda, terceira e quarta doses.
“O serviço aos sábados, na Fausto Cardoso, é ofertado das 8h às 13h e, para receber a vacina, basta levar um documento com foto e o cartão de vacinação. O principal objetivo da abertura deste novo ponto, foi fornecer mais um local de vacinação e, desta forma, facilitar o acesso à vacina. Precisamos que a população esteja vacinada e se atente para o esquema da cobertura vacinal”, explica Larissa.
A ação está sendo realizada pela SMS em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), que disponibilizou o espaço para instalação do ponto.
Nos shoppings
Para a vacinação contra a poliomielite e covid-19, os pontos dos três shoppings (Jardins, Riomar e Aracaju Parque Shopping) funcionam aos sábados, das 10h às 17h, e estarão disponíveis as doses de covid-19 para todas as pessoas, a partir dos 3 anos de idade.
“Para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a CoronaVac, recebemos um quantitativo reduzido de doses, mas asseguraremos a imunização dessa faixa etária enquanto houver estoque, portanto, pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos. Lembrando que a vacina Pfizer Baby, que imuniza crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, não estará disponível nos shoppings”, enfatiza a coordenadora de Imunização.

Poliomielite

Crianças de 1 e menores de 5 anos podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.
Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação do adulto ou responsável e cartão de vacina da criança.