CABELOS GRISALHOS


Estudo resolve mistério por que o cabelo fica branco


Ficar grisalho é resultado da acumulação massiva de peróxido de hidrogênio devido ao desgaste de nossos folículos capilares. O peróxido bloqueia a síntese normal da melanina, o pigmento natural de nosso cabelo.


“O peróxido de hidrogênio não muda apenas a cor do cabelo das pessoas loiras”, afirma Gerald Weismann, autor do estudo, “todas as nossas células ciliadas produzem um pouco desta substância, mas, ao passo que envelhecemos, esta produção aumenta”.


Os especialistas descobriram que a acumulação de peróxido de hidrogênio é causada por uma redução de uma enzima que o quebra em água e oxigênio (catalase). Eles também descobriram que os folículos capilares não poderiam reparar os danos causados pelo peróxido, devido aos baixos níveis de enzimas reparadoras, as MSR A e B.


Para complicar ainda mais, os altos níveis de peróxido de hidrogênio e baixos níveis destas enzimas também quebram a formação da tirosinase, enzima que comanda a produção de melanina nos folículos capilares.


“Este estudo é um exemplo de como pesquisas biológicas básicas podem ser benéficas de uma maneira que jamais imaginamos”, conclui Weismann.


Fonte: Science Daily – Disponível em: www.sciencedaily.com