Unidade de Tratamento de Queimados do Huse se prepara para o período junino

Referência em Sergipe no atendimento a vítimas de queimaduras, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Dr. José Olino de Campos Lima, localizada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), já inicia a organização dos trabalhos para o período junino. Prova disso, é a preparação dos profissionais que vão atuar neste cenário.

 
Anualmente, as equipes da UTQ e dos diversos setores de urgência e emergência do hospital passam pelo ‘Curso Anual de Atualização: Atendimento ao Paciente Queimado’, evento promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) com objetivo de qualificar o atendimento.
 
O curso será realizado no dia 31 de maio, no auditório do Huse, das 8h às 17h, para profissionais de saúde que trabalham no hospital, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Hospitais Regionais, Salas de Estabilização das Clínicas de Saúde da Família, entre outras unidades.
 
O diretor técnico do Huse, cirurgião plástico e um dos palestrantes do curso, Ricardo Araújo, destaca a importância dos conhecimentos adquiridos para quem participa do evento. “Nos festejos juninos, é grande o número de queimados que chegam ao Huse. Os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para atender a demanda e como cuidar do paciente. Esse curso é estrategicamente montado antes para atingir um grande número de profissionais do Huse e de outras unidades. Esperamos que, este ano, as estatísticas de pacientes queimados sejam poucas”, informou.
 
Programação
 
Conceitos básicos de queimaduras e seus critérios de encaminhamento, atendimento inicial e reposição volêmica, atendimento pré-hospitalar e transporte do paciente queimado, cuidados clínicos, tratamento cirúrgico, queimaduras em crianças, preparação do Huse para os festejos juninos e estrutura da UTQ para o atendimento ao queimado serão alguns dos temas discutidos durante o encontro.
 
No final, será montada uma mesa redonda com profissionais para debaterem o atendimento multidisciplinar ao paciente queimado. De acordo com a enfermeira e gerente da UTQ, Elmara Salgado, a UTQ estará pronta para receber os possíveis pacientes que precisarem de atendimento no setor.
 
“Inicialmente o paciente é atendido pelo pronto socorro, através da sala de procedimento. Até ser encaminhado para a UTQ, o tratamento é iniciado por vários profissionais. Por isso, a importância de todos estarem prontos para esses casos. A UTQ conta com 14 leitos, sendo quatro pediátricos e dez adultos, além de aparelhagem de suporte clínico avançada. No setor de internamento, mas precisamente na Ala D, alguns leitos são destinados para pacientes vítimas de queimaduras, caso a UTQ esteja com seus leitos completos”, informou.

UTQ

Em funcionamento 24 horas por dia, o serviço da UTQ é um dos poucos da região a ser credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência nesse tipo de tratamento. A equipe multidisciplinar do setor é composta por cirurgiões plásticos, nutricionistas, enfermeiros, anestesiologistas, auxiliares de enfermagem, clínicos e pediatras.
 
A UTQ do Huse dispõe de uma sala exclusiva para curativos, evitando que pacientes queimados graves precisem ocupara as salas do centro cirúrgico do hospital. Atualmente o espaço funciona com 14 leitos, desses 14, quatro são exclusivos para crianças e dois são utilizados como semi-intensivos, sendo que estes últimos também servem para isolamento em caso de necessidade.
 
O Pronto Socorro do Huse recebe diariamente pacientes vítimas de algum tipo de queimaduras. No primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) já foram atendidas 171 vítimas de queimaduras por diversos fatores como por substâncias químicas, fogos de artifício, líquidos quentes e queimadura solar.

Fonte: ASN