Sergipe é escolhido para participar de projeto piloto da Anvisa


Sergipe está entre os quatro estados da federação escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para participar do projeto piloto de capacitação das Vigilâncias Sanitárias em radiações ionizantes. Juntamente com Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte, desta vez o trabalho vai auxiliar na melhoraria da qualidade dos serviços de mamografias.


 


Segundo Railda Azevedo, inspetora da coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de estado da Saúde (SES), o objetivo da ação é instrumentalizar os técnicos das vigilâncias para avaliar a qualidade dos serviços de radiodiagnósticos que, além das mamografias, incluem os raios-X, quimioterapias e radioterapias.


 


“Devido ao aumento dos casos de câncer de mama no país, os técnicos da Anvisa acreditam que todos os estados devem capacitar seus profissionais para controlar os mamógrafos e, assim, melhorar a qualidade da impressão dos resultados para evitar diagnósticos imprecisos”, explicou Railda Azevedo.


 


Conforme Railda Azevedo, a Covisa estadual é responsável pela inspeção sanitária de cinco mamógrafos, dos quais dois em Itabaiana e três em Lagarto. “Os mamógrafos do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) são de responsabilidade da Covisa do município de Aracaju”, informou.