Cuidado com as bactérias na cozinha

Bactérias, ácaros, germes e fungos. Você sabia que eles podem estar escondidos nos lugares mais inesperados? Inclusive nos utensílios que utilizamos diariamente para higienizar nossa cozinha. Preocupar-se com a limpeza correta dos objetos e com o manuseio dos alimentos é fundamental para prevenir doenças, principalmente as que possuem relação com o sistema digestório.

Entre os principais “erros” cometidos com os alimentos, está o hábito de deixar que eles esfriem para posteriormente guardar na geladeira, essa ação estimula a proliferação de bactérias. O adequado é armazenar o alimento em um recipiente de vidro ou inox e guardá-lo na geladeira sem a tampa. O recipiente apenas deve ser fechado quando o alimento estiver frio. Separamos outras seis orientações para evitar micro-organismos indesejados na cozinha.

Pano de prato

Eles facilitam a proliferação de bactérias devido à umidade. Se possível, elimine-os do uso diário. Opte por escorredor de louça para deixar os utensílios secando, toalhas de papel para secar as mãos e um rodo próprio para secar a superfície da pia.

Caso não seja possível eliminá-los, troque-os com frequência e deixe os panos sujos de molho em uma solução com cloro ou água sanitária.

Esponja

Após utilizá-la, remova restos de comida que tenham ficado presos na esponja.

Para minimizar a umidade, torça a esponja e deixe-a secando. Recomenda-se jogar a esponja no lixo, no máximo, após duas semanas de uso.

Detergente

Desengordurar o utensílio está entre as principais funções do detergente.

Porém, ele não é totalmente eficaz na eliminação dos germes. Para isso, após ter lavado as louças, jogue água fervente sobre elas.

Descongelamento

Não é recomendado descongelar comidas fora da geladeira (deixá-las em temperatura ambiente ou dentro da água). Descongele no micro-ondas o que for possível ou tire a comida do freezer e deixe descongelando dentro da geladeira.

Mãos

Higienizar as mãos antes de preparar os alimentos é procedimento básico. Além disso, evite abrir a tampa da lixeira enquanto estiver mexendo com as comidas. Para facilitar, opte por lixeira de pedal na cozinha.

Fonte: Site Unimed