Telemedicina contribui para diagnóstico preciso e tratamento do infarto no HUSE


Foto: Márcio Garcez


A comunicação à distância tem ajudado o maior hospital público de Sergipe a salvar vidas. É o caso do serviço de telemedicina, que vem contribuindo de forma significativa na precisão do diagnóstico e tratamento de pacientes vítimas do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) que procuram assistência no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).


O serviço funciona 24h e oferece respaldo técnico às equipes de clínica médica que atuam no Pronto-Socorro do HUSE no que diz respeito ao diagnóstico rápido e preciso nos casos referentes a infarto. Interligada a uma central em Salvador (BA), a telemedicina é realizada com a comunicação imediata entre o médico solicitante, que tem a sua frente o paciente diagnosticado, e o cardiologista à distância, que monitora todos os dados enviados pelo hospital e passa as orientações seguras no caso confirmado de infarto.


“Uma das formas de se identificar o infarto é mediante a análise do eletrocardiograma. Na ausência do cardiologista, o clínico é quem diagnostica se é ou não um infarto. Entretanto, nem todo clínico está apto a fazer um diagnóstico preciso do infarto. É justamente aí que notamos a importância do serviço de telemedicina, na precisão e rapidez do diagnóstico na ausência do cardiologista”, explica o médico cardiologista do HUSE, Acelino Souza.


De acordo com ele, quanto mais rápido for diagnosticado e tratado o infarto, maiores são as chances de diminuir significativamente os danos reversíveis ao músculo cardíaco. Ele lembra que antes da utilização desse recurso no HUSE, há pouco mais de um ano, o paciente realizava o exame de eletrocardiograma e ficava aguardando que um cardiologista fizesse o diagnóstico preciso. “O tempo limite para efetivação do tratamento deve ser inferior a seis horas. Portanto, quando se trata de um infarto, o fator tempo é precioso”, adverte.


Prevenção


Ao lado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, o infarto agudo do miocárdio está entre as principais causas de morte no Brasil e no Mundo. Já há estudos para estender a mesma tecnologia para pacientes vítimas de AVC que são assistidos pelo HUSE. Por ano, ambas as doenças matam mais de 150 mil brasileiros. De acordo com especialistas, boa parte dessas mortes poderia ser evitada com medidas de prevenção e socorro correto e rápido.


De acordo com o cardiologista Acelino Souza, um dos sintomas do infarto são as fortes dores no peito. “Ao sentir estas dores, a pessoa deve procurar imediatamente um médico, principalmente se já estiver acima dos 30 anos”, salienta. “Mas a melhor forma de se prevenir continua sendo levar uma vida saudável, longe do tabagismo, regrada de atividades físicas e uma alimentação rica em frutas e vegetais”, conclui.


Programa


O desenvolvimento de centros de telemedicina que dão suporte 24 horas, todos os dias da semana, a hospitais do Norte e Nordeste é proporcionado pelo Programa de Capacitação e Conscientização no Infarto e Derrame nas regiões Norte e Nordeste (Progride). Atualmente, o programa conta com três centros de telemedicina em AVC nos estados do Ceará, Pernambuco e Pará e dez de infarto, nas capitais Macapá, Belém, São Luiz, Fortaleza, Recife, Rio Branco, Palmas, Maceió, Aracaju e Salvador.


O Progride é uma iniciativa do laboratório farmacêutico Boehringer Ingelheim, juntamente com o banco alemão (DEG) KFW Bankengruppe, com o apoio científico do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) e da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Em Sergipe, apenas três hospitais são cadastrados no programa. Além do HUSE, recebem também auxílio da telemedicina os Hospitais Cirurgia (HC) e o Universitário (HU).


O programa é desenvolvido com dois objetivos básicos. Um voltado para qualificação dos profissionais da saúde que são envolvidos diariamente no diagnóstico e tratamento do infarto e do derrame; e outro voltado para aumentar o conhecimento da população sobre a importância de reconhecer os primeiros sintomas do infarto e do derrame, aconselhando-os a procurar ajuda imediatamente.