NOVOS ÔNIBUS




Na manhã de hoje, dia 14 de janeiro, o sistema de transporte coletivo de Aracaju firmou um compromisso que promete promover uma grande transformação no serviço no município e na Grande Aracaju. Em uma carta compromisso entregue a Antônio Samarone, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT –, os empresários que atuam no setor afirmaram que, até o mês de junho deste ano, cem novos ônibus estarão circulando na capital sergipana.



O número é significativo e corresponde a cerca de um quinto de toda a frota atual, que é de 520 veículos. Na última renovação, ocorrida em 2001, 67 novos ônibus passaram a integrar o sistema. Outro investimento diz respeito à implantação do sistema GPRS/GSM na frota. A tecnologia vai possibilitar um melhor gerenciamento do transporte público em tempo real. A ferramenta possibilita a minimização de problemas como a não parada no ponto, atrasos e desvio de itinerário. Os equipamentos, já em fase de testes, têm previsão de implantação total até abril deste ano.



Todas essas mudanças irão demandar um investimento de R$ 30 milhões. “Mais uma vez vamos fazer um esforço em prol da melhoria dos nossos serviços. Tudo isso apesar de sofrermos dificuldades provocadas pela concorrência desleal do transporte clandestino, do grande número de gratuidades indevidas e de uma alta carga tributária que onera o sistema”, declarou Adierson Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP – logo após assinar o documento que foi entregue a Antônio Samarone.



A iniciativa surpreendeu o superintendente da SMTT que se declarou entusiasmado com a disposição dos empresários do sistema. “Eles trouxeram boas notícias. Estamos começando a resolver os problemas do transporte coletivo de Aracaju”, acredita ele. Na ocasião, não foi discutido o reajuste da tarifa, mas soluções de melhoria para a qualidade de vida da população.