Testagem e prevenção às IST junto às mulheres

As IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis quando acometem a mulher, podem ter um impacto maior na família, não só pelo papel que ela tem no ambiente familiar como também pela possibilidade de transmissão de algumas infecções para os filhos, quando ela está grávida e não consegue realizar o pré-natal corretamente: é a transmissão vertical da sífilis, HIV e Hepatites Virais.

Em Sergipe, nasceram, somente no ano de 2020, 535 crianças com sífilis. Anualmente, é um número que cada vez mais cresce. No ano de 2017, nasceram 318 crianças com sífilis, em 2018, foram 330 nascimentos e em 2019, nasceram 484 bebês acometidos pela Sífilis Congênita. Também cresceram os casos de detecção de gestantes com sífilis. Somente no ano passado, foram diagnosticadas 920 gestantes infectadas, muitas delas, tiveram diagnóstico nas próprias maternidades onde foram dar a luz aos bebês, indicando falha no pré-natal. Por outro lado, levantamentos feitos pelo setor de vigilância epidemiológica Secretaria de Estado da Saúde indicam que houve uma queda no diagnóstico da sífilis não especificada, nas mulheres em geral.

Para eliminarmos a transmissão da sífilis da mãe para a criança, precisamos estimular que a mulher e seu parceiro façam os testes antes da gravidez. A detecção da Sífilis na Mulher adulta e também do seu parceiro sexual, são fundamentais para a realização do tratamento precoce e, consequentemente, a prevenção da transmissão vertical. Tantos os testes rápidos como o tratamento para sífilis, estão disponíveis nas Unidades de Saúde vinculadas ao SUS.

Outra preocupação com relação à saúde da mulher é que já foram notificados 2.722 casos de mulheres vivendo com HIV/Aids em Sergipe, desde o ano de 1.987, com 390 óbitos. As faixas etárias mais acometidas pelo HIV são de 20 a 34 anos, com 1.257 e de 35 a 49 anos, com 950 casos. Como acontece com a sífilis, as mulheres vivendo com HIV, caso não tenham acesso a um pré-natal de qualidade, poderão transmitir o HIV para os bebês. Temos em Sergipe, mais de 100 crianças menores de 5 anos, que nasceram com o HIV.

 

Aproveitamos a Semana do Dia Internacional da Mulher para lembrar a importância da oferta dos testes rápidos para as mulheres e seus parceiros, disponíveis na Rede do SUS, bem como o tratamento da sífilis através do antibiótico Penicilina Benzatina, também disponível nas unidades de saúde. Com relação ao HIV, a testagem rápida também está disponível nos municípios e o tratamento para o HIV está disponível no Ambulatório Especializado no Cemar Siqueira Campos e no Ambulatório de Infectologia do Hospital Universitário de Aracaju.

Texto Dr Almir Santana