Caminhada da Prevenção comemora o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


A coordenação do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está apoiando uma série de atividades lúdicas e educativas em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro. Um importante momento de mobilização será realizado nesta sexta-feira, 30, a partir das 14 horas, quando milhares de pessoas vão participar da Caminhada da Prevenção, saindo da Praça da Bandeira, em Aracaju, com destino aos Mercados Municipais.


 


Com o tema ‘Sua atitude tem muita força na luta contra a AIDS’, a campanha deste ano tem como público-alvo os jovens, reforçando a importância da prevenção, da solidariedade, do respeito e da compreensão com as pessoas que vivem com HIV/AIDS. “Em algumas regiões, os adolescentes têm dificuldade de acesso às informações sobre DST e planejamento familiar. Por isso, devemos sempre investir em ações educativas para os jovens”, disse o médico Almir Santana, técnico responsável pelo programa estadual.


 


Para auxiliar o debate nas escolas, a Secretaria propõe aos professores algumas atividades com a participação dos alunos, como concursos de redação, por exemplo. Os estudantes podem ser estimulados a escrever uma dissertação baseada no slogan da campanha. O melhor texto poderá ser enviado à coordenação do programa estadual para posterior divulgação na internet e exposição pública. No sítio da Secretaria, os interessados podem fazer o download dos arquivos para fazer as atividades.


 


Apoio


Em parceria com as secretarias de saúde dos municípios, a SES também está realizando atividades nas seis cidades pólos do Estado que têm o programa, inclusive com apresentações de grupos de teatro, palestras e teleconferências para discutir o tema. As ações contemplam ainda Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) itinerantes para coleta de sangue e realização do teste anti-HIV.