SES oferta testes rápidos na 13 de Julho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, está participando do Projeto Verão, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), que tem o objetivo de estimular a atividade física e o cuidado com a saúde. Nesta quarta-feira, 21, a Unidade Móvel Fique Sabendo da SES, estará no calçadão do bairro 13 de Julho, ofertando à população testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, no horário das 18 horas às 21 horas.

“O local onde está sendo realizado o projeto é ideal para o tipo de trabalho que o programa faz, já que no calçadão há grande movimentação e por ali passam pessoas de todas as idades. Disponibilizamos ontem, 20, testes rápidos e hoje, 21, estaremos novamente no calçadão com a unidade móvel ofertando mais testes. A parceria da SES com a OAB/SE é importante e a ação é uma ótima oportunidade para a população ter acesso ao serviço de saúde”, afirma o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana.

No primeiro dia da ação foram realizados 44 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C e não foi constatado nenhum reagente positivo. “A unidade móvel estará em um local bem visível e as pessoas podem se aproximar para fazer os testes. No primeiro dia nenhum teste deu reagente positivo e, hoje, queremos realizar um número maior de testes”, disse Almir Santana.

Conscientização

Quando o assunto são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o gerente do programa ressalta a importância das pessoas se conscientizarem ainda mais sobre o uso do preservativo nas relações sexuais e os cuidados com a saúde.

“Apesar de as campanhas e de todo o trabalho educativo e preventivo, algumas pessoas ainda insistem em não usar o preservativo e o perigo é eminente. É preciso que a população se conscientize mais sobre a importância da proteção nas relações sexuais porque os números relacionados ao HIV e sífilis, por exemplo, não param de crescer em todo o país”, alerta.

Fonte: SES