Sergipe apresenta projetos na Mostra Nacional de Saúde da Família


A caravana de Sergipe já está a caminho da capital federal para representar o Estado na III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, evento que será realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Brasília. Aproximadamente 100 profissionais, entre gestores e técnicos das secretarias de Estado da Saúde (SES) e de diversos municípios, levarão um pouco da experiência de Sergipe e apresentarão as propostas de fortalecimento da rede, contempladas na Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS).


 


De acordo com Cristiane Melo, gestora da Atenção Básica da SES, Sergipe inscreveu um total de 40 trabalhos na mostra. “Além de ser uma excelente oportunidade para troca de experiências entre Estados e municípios, será um momento ímpar para divulgar nosso projeto, pois cada trabalho representa um pouco da vontade de construir uma política de saúde consolidada, que aposta nas estratégias de promoção e no fortalecimento da gestão”, afirmou a gestora.


 


Entre os trabalhos sergipanos inscritos destacam-se as experiências do programa Plantar Saúde, capacitação para educadores do MST; o diagnóstico realizado pela Atenção Básica em todas as unidades de saúde de Sergipe, trabalho com o qual foi possível identificar a real necessidade de investimentos para recuperação da rede; e o projeto Conte Comigo, estratégia de promoção à saúde que será lançada ainda este ano pelo Governo, entre outros.


 


Outras atividades


 


Em paralelo à Mostra também serão realizados o III Concurso Nacional de Experiência em Saúde da Família e o IV Seminário Internacional de Atenção Primária. Os três eventos têm o propósito de reunir esforços para sistematização sobre a forma brasileira de qualificar a atenção básica, sendo importantes instrumentos de disseminação de boas práticas e de valorização dos profissionais das equipes Saúde da Família.


 


A abertura oficial da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família acontecerá na noite desta terça-feira, 5, com a participação de autoridades do governo brasileiro e de representantes de diversos países convidados. O evento celebra ainda 20 anos do SUS e 15 anos da estratégia de Saúde da Família. Atualmente, mais de 88 milhões de brasileiros são acompanhados por quase 28 mil equipes de Saúde da Família em todo o país.