Vacinação contra rubéola e pólio acontece no sábado


A Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lembra que a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças menores de 5 anos, acontece no sábado, 9 de agosto, juntamente com o início da Campanha de Vacinação contra a Rubéola, para adultos de 20 a 39 anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% da população nas faixas etárias indicadas, o que em Sergipe corresponde a 687.593 mil adultos e 191.558 crianças.


 


De acordo com Sândala Oliveira Teles, gerente de Imunização do Estado, o tema da primeira fase da vacinação contra rubéola é ‘Vacinação Virou Programa Família’. “Este slogan foi escolhido para enfatizar que os pais (homens e mulheres) levem as crianças para tomar a dose contra a paralisia infantil e, se estiverem na faixa etária indicada, vacinem-se contra a rubéola”, explicou.


 


Na segunda fase da campanha contra rubéola, que terá início no dia 10 de agosto, o tema principal será a luta por um ‘Brasil Livre da Rubéola’. “Nosso país já erradicou a poliomielite e o sarampo e, agora, pretende eliminar a rubéola para cumprir a meta das Américas até 2010. Por isso, uma grande mobilização acontecerá para que Sergipe possa atingir coberturas de vacinação iguais ou maiores a 95% em todos os municípios”, disse Sândala.


 


Estão envolvidos durante as duas campanhas em todo o Estado 1,5 mil postos de vacinação, cinco mil profissionais e 250 veículos. O MS disponibilizou 330 mil doses da vacina contra poliomielite e 826 mil doses da vacina contra a rubéola. Além disso, o Governo já capacitou centenas de profissionais de todos os municípios sergipanos para a tarefa de imunicar a população e as vacinas já estão sendo aplicadas desde 15 de julho nos doadores de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).


 


Para Sândala, a vacinação não deve ser meta de setores isolados da sociedade ou de uma instituição específica como o Governo. “É responsabilidade de toda a sociedade sergipana atingir a meta e fazer do Brasil um país livre da rubéola. Por isso reunimos empresários de diversas áreas, estamos viabilizando parceiras e contando com o apoio da mídia nessa divulgação”, frisou a gerente de Imunizações.


 


Paralisia Infantil


A primeira etapa aconteceu em 14 de junho, mas como a meta não foi atingida no dia da campanha, ela precisou ser estendida. “No entanto, no final das contas Sergipe atingiu a marca de 96,09%, acima da meta estipulada. Foram 193.552 crianças menores de 5 anos vacinadas. Agora quem levou seus filhos para tomar a primeira dose não pode se esquecer de dar a segunda. Isso é muito importante. Não esqueçam de levar os cartões de vacina”, alertou Sândala.