TCE dá prazo de 10 dias para Saúde entregar documentos do Huse


A equipe de técnicos do Tribunal de Contas do Estado não está tendo o acesso necessário a contratos e documentos para a conclusão da inspeção extraordinária que está fazendo no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) desde o dia 30 do mês passado. O comunicado foi feito na manhã desta quarta-feira, 14/11, pela presidente em exercício do TCE, conselheira Isabel Nabuco. Como os contratos não estão sendo repassados aos técnicos a sessão do Pleno do TCE autorizou a presidente Isabel Nabuco a dar um prazo de dez dias ao Secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho e à direção do Hospital João Alves, para disponibilizar toda a documentação.


 


Do contrário, segundo a deliberação do pleno, os gestores serão representados junto ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal por obstacularizar o trabalho de inspeção dos técnicos do Tribunal de Contas. E na opinião do Procurador junto ao TCE, José Sérgio Monte Alegre, a não entrega da documentação por parte dos gestores, em tese, pode até levar a uma intervenção. Por isso o cumunicado também deve ser feito à Assembléia Legislativa, sugeriu.


 


O Procurador Sérgio Monte Alegre, autor da proposta de inspeção extraordinária no Hospital João Alves, anunciou que servidores da casa de saúde lhe procuraram para informar que o “TCE fez um bem enorme ao Hospital, a seus servidores e pacientes quando decidiu fazer a inspeção extraordinária”. Segundo narrativa dos servidores ao Procurador, o Hospital João Alves nunca esteve tão limpo e tratando tão bem aos pacientes e funcionários. “A inspeção, mesmo antes de ser encerrada, já provocou mudanças significativas no Hospital o que depõe também a favor deste Tribunal”, ressaltou Sérgio.


 


A presidente em exercício do TCE, Conselheira Isabel Nabuco, informou que hoje mesmo (quarta-feira) enviou os ofícios concedendo o prazo de dez dias ao secretário de Saúde e ao diretor-presidente do Hospital João Alves para entregar a documentação.