Secretário de Saúde de Sergipe conhece sistema de saúde da Espanha


O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, está na Espanha representando todos os secretários de Estado da Saúde do Brasil a convite do ministro José Gomes Temporão para conhecer o sistema de saúde espanhol. Considerada modelo para o mundo, a Reforma Sanitária da Espanha instituiu no país ao longo dos últimos 20 anos o modelo de padrão de integralidade no atendimento aos cidadãos que está sendo implantando em Sergipe, único lugar do mundo a construir algo similar.


Durante a viagem, o secretário Rogério, o ministro Temporão e sua comitiva participam de reuniões de trabalho com as coordenações dos Ministérios da Saúde da Espanha e das regiões de Sevilha e Cataluña. Na bagagem, Rogério Carvalho trará a carteira de saúde espanhola, ou seja, toda a oferta de serviços que o país disponibiliza aos seus cidadãos. Atualmente, apenas 25% dos cidadãos espanhóis possuem plano de saúde privado. Os outros 75% usam a excelente cobertura gratuita da rede pública.


“Sem nunca termos mantido contato com a região da Cataluña, que é uma das que melhor desenvolve serviços de saúde no mundo, percebemos que nossa ação em Sergipe é muito similar à deles. Toda a modelagem que eles usam, estamos usando em Sergipe”, disse o secretário, ao citar as Fundações Estatais para gerenciar a Saúde e as contratualizações de serviços via Parcerias Público-Privadas. “Ficou acertada a formatação de um futuro acordo de cooperação técnica entre os Governos de Sergipe e da Cataluña para que possamos aperfeiçoar as experiências e oferecer uma saúde cada vez melhor aos cidadãos”, acrescentou.