Prefeitura imuniza profissionais das empresas de ônibus coletivo

Nesta quinta-feira, 7, os profissionais das empresas de ônibus coletivo que atuam na capital, receberam a vacina contra a influenza no ponto montado pela Prefeitura de Aracaju na sede da Viação Atalaia, no bairro Santos Dumont. Na capital, as doses estão sendo ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e além dessa oferta, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está imunizando motoristas e cobradores nos locais das sedes das empresas, que protocolaram solicitação.

Na ação desta quarta, a SMS contou com a parceria dos profissionais da Cruz Vermelha e do Sest Senat. Os servidores imunizados foram orientados a comparecer nos horários de acordo com a quantidade de pessoas a receber as doses.

“Iniciada no dia 16 de abril, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza segue até amanhã [8], contemplando os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários”, detalha a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

De acordo com o presidente da Cruz Vermelha em Sergipe, Diego Andrade, a parceria com a Secretaria da Saúde de Aracaju é de grande valia. “Esta parceria da Cruz Vermelha com a Prefeitura já vem de algum tempo. Temos 300 voluntários, estudantes e profissionais da saúde, disponibilizando seu tempo para participar das ações e ganhando experiências no seguimento da saúde”, explicou.

“Muito boa a iniciativa, porque como a gente está trabalhando normalmente e como foi organizado ficou muito rápido. Eu cheguei aqui na mesma hora e tomei a vacina, sem filas, agora é seguir para o trabalho”, reconheceu a profissional Alexandra Muniz.

Já o motorista Antônio Senas classificou a ação como positiva. “Eles organizaram por horário e pelas iniciais dos nomes, e já que existe todo esse contexto de transmissão do vírus, a praticidade auxilia a segurança. Como a gente trabalha com várias pessoas, é sempre melhor estar imunizado. E hoje foi bem prático e rápido”, disse.

Próxima fase da campanha

A terceira fase da campanha nacional começará na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 5 de junho, dividindo o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. De 11 a 17 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias; e de 18 de maio a 5 de junho: adultos de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas.

Documentação necessária

Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar algum tipo de documentação que comprove sua condição de prioridade.