Pesquisa sobre os idosos no Brasil será lançada dia 17


Com o objetivo de fortalecer as bases de sua política de trabalho, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com Serviço Social do Comércio (SESC), realiza, em Aracaju, o lançamento do livro Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. O evento acontece nesta quinta-feira, 17, às 15h, no auditório do SESC-Centro, na rua Dom José Thomas.


Por se tratar de um assunto que diz respeito a uma parcela do público a que presta atendimento, a Seides, em uma ação conjunta com o SESC, participa diretamente do lançamento livro em Sergipe. Na oportunidade, o vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, faz uma palestra, seguida de uma rodada de debates, que terá como coordenadora da mesa a secretária da Inclusão Social, Ana Lucia Vieira Menezes. O livro pode ser adquirido no local ao preço de R$ 48.


A obra, organizada pela professora Anita Liberalesso Néri, é uma coletânea de textos produzidos por profissionais de diversas formações, comprometidos com a compreensão dos fenômenos da velhice e do envelhecimento e com a atenção aos idosos nos domínios do bem-estar psicológico, social e da saúde.


Os autores trabalharam sobre os dados da pesquisa de mesmo título, produzida por iniciativa conjunta do SESC Nacional, SESC São Paulo e do Núcleo de Pesquisa de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo.


O livro incide sobre dados da pesquisa de levantamento de informações sócio-demográficas, dados sobre saúde, inserção social e aspectos selecionados da qualidade de vida percebida e de atitudes em relação à velhice e à juventude. Envolveu amostra probabilística de 2.136 idosos com 60 anos e mais de 1.608 jovens e adultos de 16 a 59 anos, residentes em 20 municípios de todas as regiões do Brasil.


Fundação Perseu Abramo


A Fundação Perseu Abramo foi criada em 1996 para desenvolver projetos de caráter político-cultural e foi assim batizada para homenagear o jornalista e professor universitário. A Fundação é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia.