PARQUE DA SEMENTEIRA


Fotos: Ascom/ Emsurb


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza atividade física gratuita no Parque da Sementeira todos os dias, através do projeto ´Atividade Física no Parque´.


O ‘Atividade Física no Parque disponibiliza aulas de yoga, tai chi chuan, alongamento, ginástica localizada e recreativa, com o monitoramento de professores da área e acontece sempre de segunda a sábado, das 6h às 7h30.


Dentro do objetivo de aumentar o número de freqüentadores do Parque, o projeto também contribui positivamente na vida dos aracajuanos. Segundo o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, as melhorias que foram feitas na Sementeira possuem vários sentidos: arborizar cada vez mais o espaço, melhorar sua aparência e criar condições benéficas para que as pessoas que utilizam cotidianamente o espaço possam desenvolver a qualidade de vida.


Para aproveitar os 396.019 m² do Parque, a Emsurb melhorou a área para exercícios aeróbios, que agora conta com prancha para prática de abdominais, barra e pista de caminhada com colocação da marcação de quilometragem.


De acordo com o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, a manutenção é essencial. “O número de freqüentadores aumentou bastante, principalmente neste período ensolarado. Para manter a organização, contamos com 26 agentes de limpeza fixos para a conservação do Parque”, explica.


Sendo o Parque aberto para todos, muitos servidores da Emsurb aproveitam o local de trabalho para a prática de exercício. “Trabalhamos aqui e não aproveitávamos o Parque. Mas agora é diferente. Após o expediente meus colegas e eu caminhamos para manter a forma e relaxar”, conta o servidor Laelson Cecília.


O que o Parque da Sementeira tem?


Durante todo o dia, alunas do curso de Psicologia desenvolvem um projeto no Parque, denominado ´O que o Parque da Sementeira tem?´. Desenvolvido na área da Psicologia Social, o projeto busca conhecer o envolvimento da qualidade de vida e meio ambiente nas pessoas.


“Além de divulgar os serviços da Prefeitura no Parque, iremos analisar com outro olhar e pedir a opinião dos freqüentadores. Após a pesquisa de campo, elaboraremos um relatório final”, detalha a universitária Ana Flávia Castro.