Inscrições para concurso de Residência Médica do HUSE começam nesta 5ª feira


O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) abre nesta quinta-feira, 27, as inscrições do processo de seleção para Residência Médica, destinado ao preenchimento de cinco vagas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria. O prazo final para as inscrições vai até o dia 11 de janeiro de 2008. Este é o segundo ano em que o HUSE realiza concurso para selecionar seus médicos residentes.


O Programa de Residência Médica do HUSE foi formatado e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria ainda no final de 2006, quando se iniciou o processo de seleção para a escolha dos seis primeiros residentes do hospital.


Edital e inscrições


O edital e ficha de inscrição do concurso com todas as informações necessárias aos candidatos já está disponível no sítio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na internet (www.saude.se.gov.br).


De acordo com o edital, os candidatos poderão se inscrever através de Remessa Postal Registrada ou Sedex, nos Correios, desde que o candidato encaminhe à Coordenação de Residência Médica (COREME) do HUSE a documentação exigida até o próximo dia 11 de janeiro, juntamente com o formulário de inscrição, também disponível no sítio da SES, devidamente preenchido.


Além do sítio da SES, o candidato poderá adquirir o formulário e efetivar a respectiva inscrição pessoalmente no Centro de Educação Continuada (CEC) do HUSE, localizado no Bloco Administrativo do hospital.


Para se inscrever, é preciso apresentar o formulário preenchido e assinado, cópia autenticada da cédula de identificação, cópias do diploma de Medicina ou declaração de que estará concluindo o 6º ano do curso acadêmico até o início do programa, CPF, além de curriculum vitae, histórico escolar atualizado e uma foto 3×4 recente.


Provas


A prova de seleção será realizada no dia 16 de janeiro do próximo ano em duas etapas: uma prova escrita e uma análise curricular complementada por entrevista. Das 8h às 12 horas acontecerá o exame escrito com 100 questões objetivas de múltipla escolha para as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, além de Medicina Social e Preventiva.


A análise curricular e a entrevista serão realizadas a partir das 14 horas. Segundo o coordenador-geral da Residência Médica do HUSE, Fábio Alves, a prova escrita terá peso 9 e a análise curricular e entrevista terão peso 1. “Somente terá acesso à entrevista o candidato que obtiver no mínimo nota 5 na prova escrita”, esclarece.


Resultados


O gabarito do exame escrito será divulgado no mural do CEC no dia 17 de janeiro, a partir das 8 horas. De acordo com o edital da residência, o resultado final do processo seletivo será publicado também no mural do Centro de Educação Continuada por ordem nominal dos candidatos de cada área no dia 21 de janeiro, a partir das 8 horas.


Os candidatos aprovados deverão efetivar sua matrícula entre os dias 21 e 23 do mesmo mês, das 8h às 11h e das 14h às 17 horas. A Residência Médica será iniciada a partir de 1º de fevereiro, em período integral de 60 horas semanais, com direito a bolsas de estudo no valor bruto de R$ 2 mil, conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica. Mais informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas junto ao CEC pelo telefone (79) 3216-2651.