INCLUSÃO SOCIAL


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu mais um passo na promoção da inclusão social. Na manhã desta sexta-feira, 21, foi inaugurado um elevador para que pessoas vivendo com necessidades especiais e idosos tenham acesso livre a todas as dependências da sede do órgão, inclusive à parte superior. A ocasião contou com a presença de Cláudio Brito, representante da Associação dos Deficientes Físicos de Cadeira de Rodas, e Nyceu Posener, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Portadores de Deficiência Física.


Para Cláudio Brito, a atitude do Detran de oferecer acessibilidade às pessoas vivendo com necessidades especiais deve servir de exemplo para outros órgãos públicos. “Há cerca de 12 anos nós estamos reivindicando essa conquista. Nossa luta era para que as instalações fossem adequadas aos deficientes, mas não éramos atendidos. Graças a Deus o Detran está se ajustando. Parabenizo o Governo do Estado por ser nosso parceiro nessa luta”, declarou Brito.


Nyceu Posener também demonstrou sua satisfação com a instalação do elevador. “Essa é uma conquista para todos os portadores de necessidades especiais. Quero parabenizar a direção do Detran pela sensibilidade com todos que precisam de uma atenção especial, como os idosos, que não precisarão mais subir os degraus para ter acesso às dependências superiores do órgão”, acrescentou Posener.


Segundo o diretor-presidente do Detran, Francisco Dantas, fazer tais ajustes é bastante satisfatório, pois aproxima cada vez mais o órgão de seus clientes, principalmente os especiais. “Para nós é uma satisfação enorme proporcionar às pessoas vivendo com necessidades especiais o total acesso às nossas instalações. Ainda faltam algumas pequenas observações, mas a inauguração do elevador já é um grande avanço. Estamos ajustando todo o órgão para atender com qualidade estas pessoas”, declarou Dantas.


Inclusão Social


A acessibilidade é um direito de todos. De acordo com o Decreto-lei 5.296/2004, que trata dos direitos dos portadores de necessidades especiais, todos os prédios construídos a partir de 2004 devem garantir o fácil acesso dessa categoria a todas as suas instalações. Aqueles já existentes tiveram que adequar suas áreas. É o caso do Detran, que além de oferecer sua estrutura física, também estende aos deficientes a chance de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial.


O procedimento para dar entrada à CNH especial não é muito diferente dos outros. O cliente deve procurar um dos postos de atendimento do Detran, no Ceac da Rodoviária Nova ou do Shopping Riomar, na Unidade de Atendimento (Unat) do Shopping Jardins, nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou mesmo na sede do órgão e dar entrada no processo normalmente. Ao ser encaminhado ao médico, o mesmo enviará a pessoa à Coordenadoria Médica e Psicológica (Cemep), que funciona na sede do Detran, para ser avaliado e só então concluir o processo.