Temas de cuidados marcam encerramento da Jalagipe

O encerramento da Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe) 2022 aconteceu com a realização de várias palestras, entre elas com temas voltados para a liderança, a gestão do serviço de Anestesiologia, planejamento financeiro e o autocuidado.

Outro momento de relevância, foi a realização de um Júri simulado baseado em um caso real de erro médico que está em análise no Conselho Regional de Medicina. O objetivo foi alertar e conscientizar o médico sobre a importância de médicos de plantão cumprirem a carga horária completa e só se ausentarem após a chegada do colega que irá substituí-lo. “Diante da ausência de um médico, se uma emergência precisar ser feita e esse médico não está no plantão, as consequências podem ser civis, trabalhistas e penais. Essa é uma forma de conscientização, de alerta, conselho, para que evitem coisas como essas que são pequenas e podem provocar grandes problemas”, explicou Fabrício Antunes, presidente da Saese.

O Júri simulado contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), Rogério Ferreira, que considerou bastante relevante a oportunidade de conversar com o profissional da área médica, seja ele de qual for a especialidade sobre suas reponsabilidades no exercício profissional. “O que o médico precisa fazer é tomar os cuidados e cautelas de se cercar, de todos os protocolos necessários, para garantir que ele esteja livre de qualquer responsabilidade administrativa, civil e criminal”, pontuou o promotor.

As Sociedades de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe também proporcionaram aos participantes uma reflexão sobre o seu bem-estar. A palestra “Autocuidado uma estratégia de vida”, ministrada pela Dra. Claudia Cavaliere (SP), alertou para diversos fatores que têm contribuído para o agravamento da saúde do médico. “A nossa especialidade é muito frágil. Os dados são alarmantes não só no Brasil mas no mundo. A SBA de forma proativa e inovadora buscou esse olhar mais atento há dois anos atrás criando o Cuidar da Saúde Mental através do Núcleo do Eu, foi outro destaque do encerramento da Jornada Núcleo do Eu que visa o bem-estar e a qualidade de vida”, explicou.

Felicidade e muita satisfação, foram as palavras utilizadas pelo presidente da Saese, Fabricio Antunes, para descrever o resultado da XIX Jalagipe. “Eu tinha grandes expectativas e o evento superou as minhas expectativas. Estou muito feliz com todo resultado. Com o que o público passou pra gente em termos de percepção de tudo que a gente falou, de tudo que a gente discutiu nesses três dias. Me sinto orgulhoso de ter participado desse projeto e concluído esse projeto com êxito. Trouxemos uma novidade esse ano, com o Núcleo do Eu, da SBA, como projeto de oficinas psicoemocionais com o intuito dos profissionais e estudantes aprenderem a lidar com suas emoções, com suas finanças. Além disso a gente trouxe massoterapia e palestras de autocuidado”, finalizou Dr. Fabricio.

Ascom/Saese