HOSPITAL SANTA IZABEL

Será inaugurada às 8h30 de segunda-feira, 26/3 pelo governador Marcelo Déda e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, o novo Centro Cirúrgico e as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Materna do Hospital e Maternidade Santa Isabel, no Bairro 18 do Forte, em Aracaju.

As novas unidades, que levam o nome do médico Carlos Muricy Souza, são fruto de convênio entre o Governo de Sergipe e a Associação Aracajuana de Beneficência Hospital Santa Isabel, em parceria com a Prefeitura municipal de Aracaju, gestora plena do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital no Estado.

A ação demonstra que a parceria entre Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, diretriz do governador Marcelo Déda e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para a gestão da Saúde, tem dado certo e já proporciona resultados que podem ser testemunhados pelos cidadãos.

A ampliação e reforma do Centro Cirúrgico e a implantação das UTIs Pediátrica e Materna do Hospital Santa Isabel representam um investimento de R$ 5.716.213,66 com recursos próprios do estado, aplicados em obras e instalações, equipamentos e material permanente. Além disso, o Governo de Sergipe conseguiu, via recurso federal, mais R$ 1.622.857,64 também destinados à aquisição de equipamentos. Desse valor, 10% é contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 90% do Ministério da Saúde (MS).

Centro Cirúrgico e UTIs

O novo Centro Cirúrgico passará a contar com cinco salas cirúrgicas, dotadas de piso anti-choque e de equipamentos de Dispositivo Superior de Isolamento (DSI) de uso obrigatório, que objetiva evitar interrupção de processos cirúrgicos, danos a equipamentos eletromédicos e oferecer segurança a profissionais de saúde e ao paciente contra queimaduras e choques elétricos.

Além disso, vai contar ainda de duas salas de recuperação pós-anestésico (SRPA), dispondo de quatro leitos cada uma, e outra para indução anestésica, com dois leitos. Com a nova unidade, o Hospital Santa Isabel, que atualmente realiza por mês em média 700 procedimentos eletivos ( cirurgias programadas) terá sua capacidade praticamente duplicada, pois atualmente o Centro Cirúrgico funciona com apenas três salas.

Já as novas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Materna vão ampliar e qualificar ainda mais serviços de emergência ofertados pelo Hospital Santa Isabel aos usuários do SUS. A UTI infantil terá sete leitos, enquanto a materna contará com 10, dispondo inclusive de isolamento. Atualmente, a UTI materna funciona com quatro leitos.