EDUCAÇÃO


Foto: Lúcio Telles/ASN


Até o dia 19 de dezembro, o Governo de Sergipe vai certificar 96 presidiários dos 250 que iniciaram o curso de alfabetização do programa Sergipe Alfabetizado. Além dos alunos de Areia Branca e do Copecam, foram alfabetizados seis alunos/internos do presídio de Tobias Barreto, dois de Nossa Senhora da Glória, 27 do presídio feminino e 15 do Hospital de Custódia, ambos localizados na capital.


As solenidades de formatura estão marcadas para o dia 17 de dezembro nos presídios de Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória, dia 18, no presídio feminino e dia 19, no Hospital de Custódia.


Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), o programa, que conta ainda com o apoio da Fundação Banco do Brasil/Educar, passou a ofertar as aulas do ano letivo de 2008 em março passado. De lá pra cá, o Governo de Sergipe tem viabilizado as condições para garantir a cada um dos alunos/internos o direto de resgatarem suas cidadanias.


“O nosso trabalho para reduzir o número de analfabetos de Sergipe é incansável. Por isso, entre as prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/SE), este tema está incluído no primeiro eixo, o que trata da inclusão pela educação”, disse a secretária-adjunta da SEED, professora Hortência Pereira de Araújo, durante formatura de 11 presos realizada nesta terça-feira, 2, no presídio de Areia Branca.


Para a adjunta, o caminho dos recém formados dos presídios deve prosseguir. “Nós também oferecemos o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na versão de nível fundamental e de nível médio. Vocês precisam continuar. Não parem”, pediu Hortência.


Para o secretário da Justiça, Benedito de Figueiredo, a parceria entre SEED e Sejuc está levando cidadania aos detentos de todo o Estado. Para o ano letivo de 2009, novas turmas de alunos serão formadas nos presídios, possibilitando a ampliação do número de detentos no Programa. “Estamos criando oportunidades, inclusive com a criação de bibliotecas para que os internos tenham acesso à novas informações”, completou o secretário.


Em Sergipe


Em todo o estado, durante o ano de 2008, das 28.960 pessoas que se inscreveram no Sergipe Alfabetizado, 25 mil concluíram o curso. Para certificar e homenagear os novos alfabetizados, uma cerimônia de certificação será realizada no dia 17 de dezembro, às 8h30, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com a presença do governador Marcelo Déda. “Vamos certificar os alunos e prestar homenagens a todos que contribuíram com o processo”, finalizou a secretária adjunta da Educação.