Saese participa de curso de Suporte Avançado da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Canal Viva Bem

No último sábado (19) e domingo (20), no Hotel Comfort, foi realizado o Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Destinado aos médicos anestesistas que buscam aperfeiçoamento em habilidades que podem salvar vidas, o Sava tem por objetivo a qualificação em prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas em anestesia. Com duração de 18 horas, o curso aconteceu nos dois dias das 8h às 18h.

Segundo o coordenador do SAVA, Dr. Waston Vieira, o Sava proporciona um treinamento teórico-prático para anestesiologistas formados ou em formação. “Através do desenvolvimento de habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises que ameaçam a vida durante o período perioperatório, é possível reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas à prática da especialidade”, esclareceu o coordenador.

O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), Danilo Lima, salienta que o Sava é um curso completo, com instrutores da Sociedade Brasileira de Anestesiologia que estão em Sergipe para aplicar o treinamento e realizar as avaliações. “Ele serve em diversos hospitais acreditados como critério para admissão no corpo clínico. O participante recebe certificação quando atinge as competências esperadas em 3 avaliações, pré-curso e pós-curso teóricas, além de prática em cenários de simulação realística”, destacou.

Durante o curso, são utilizados monitores e simuladores para avaliar a qualidade da assistência, massagem cardíaca e ventilação. “Tudo baseado em dados. Esse material vem da sede da SBA, no Rio de Janeiro, e estará em Aracaju nesse período do curso”, ressaltou o presidente da Saese, pontuando que, ao todo, 60 associados da Saese participaram do curso este ano.

Para o instrutor Lucas Cabral, esse treinamento é essencial para os anestesiologistas. “Esse treinamento é importante para se aperfeiçoar e dar a melhor assistência aos nossos pacientes. Lembrando que o primeiro curso da Sava, realizado em 2001, foi aqui em Aracaju, então é uma conquista a Saese ter conseguido trazer novamente este curso para o nosso estado”.

O participante Carcio Porto, elogiou o curso e destacou a quantidade de inscritos que participaram do evento. “Esse é um curso espontâneo, participa aqueles que tiver interesse, e percebemos que muitas pessoas gostaram do curso, foram duas turmas inscritas e o resultado está sendo maravilhoso. Ganha a Saese, ganha o anestesiologista e o paciente que terá um melhor atendimento”, frisou.

De acordo com a participante Luciana Sales, é necessário que os profissionais de saúde se atualizem e se aperfeiçoem em sua área. “Nós como anestesistas temos que estar preparados com as situações de emergências, por isso a importância desses cursos. Achei muito bom o curso ser aqui na nossa cidade, pois fica melhor de acesso, sem precisar gastar muito em busca de aperfeiçoamento em outras localidades”, finalizou a anestesiologista.

Fonte: Ascom Coopanest