Defesa Civil realiza curso de comando em operações



No período de  7 a 9 de novembro, será realizado no auditório do Jatobá Praia Hotel, o Curso de Capacitação em Sistema de Comando em Operações. O objetivo é capacitar e integrar funcionários dos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), possibilitando o emprego desses diversos órgãos através de um comando unificado, além de aperfeiçoar as ações de resposta aos desastres, à medida que são envolvidas equipes multidisciplinares.


 


O curso, com carga horária de 24 horas de aulas, será ministrado por técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. O objetivo do treinamento é preparar técnicos e gestores com elementos teóricos, práticos e com metodologia específica para a utilização do Sistema de Comando em Operações e a implementação do comando unificado na resposta a situações críticas, com envolvimento de diversos órgãos. A realização é da Coordenadoria Especial de Defesa Civil de Sergipe (Codec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).


 


Parcerias


Para melhorar o desempenho dos órgãos que compõem o Sindec em Sergipe, a Codec tem buscado realizar parcerias visando à unificação desses diversos órgãos, aperfeiçoando o sistema regional para o atendimento de emergências de desastres.


 


“Considerando a experiência da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais em atendimento a emergência, como as ocorridas recentemente com o rompimento da barragem de Miraí, onde foram executados os princípios do Sistema de Comando em Operações, nós firmamos essa parceria para a realização do curso aqui em Sergipe. O intuito é preparar os funcionários dos órgãos que compõem o Sindec no nosso Estado, para o emprego no atendimento de situações que exijam a atuação de múltiplos órgãos”, destacou o coordenador da Codec/SE, tenente-coronel BM Nailson Santos.