Consórcio da Juventude forma 1,2 mil jovens


A solenidade de formatura da segunda etapa do Consórcio Social da Juventude de Aracaju e Região Metropolitana será no dia 06 de novembro, às 18h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com 1200  jovens. O programa é uma parceria de 24 organizações não-governamentais (ONGs) e do governo federal, para qualificar jovens na faixa etária de 16 a 24 anos.



 


“O consórcio é uma ação governamental para fazer   com que o Plano Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego chegue, principalmente, ao jovem mais vulnerável e de regiões mais complexas do ponto de vista social”, explica a coordenadora de inserção do CSJ-AJU, Lyggia Lemos.


 


O convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego, através da entidade âncora, Sociedade Eunice Weaver de Aracaju tem duração de um ano com as demais 23 instituições executoras que devem atender um mínimo de 30% de jovens encaminhados ao mercado de trabalho. Os cursos são de 400 horas, ou cinco meses, e incluem desde qualificação para garçom, decoração corte e costura, manutenção de microcomputadores, eletroeletrônica.


 


“Nós tentamos adequar os cursos à realidade do mercado de trabalho”, explica a coordenadora do centro Espaço Jovem, Alessandra Moura. Enquanto o jovem aprende, ele recebe bolsa no valor de R$ 100 e presta serviço comunitário e voluntário em hospitais, asilos e creches.