Funcionários do Pronese doam sangue

Canal Viva Bem


A unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) foi até o auditório da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) para coletar o sangue de aproximadamente 100 colaboradores não apenas da instituição, mas também de outros órgãos e secretarias estaduais.


 


A ação fez parte da campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, que cinco meses de existência já conquistou mais de 500 doadores regulares de sangue para o Hemolacen. Participaram da iniciativa as secretarias de Estado do Planejamento, Agricultura, Cultura e Esporte e Lazer, além da Ouvidoria Geral, Controladoria Geral e Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).


 


A preparação para as doações aconteceu nesta terça-feira, 30, quando uma equipe do Hemolacen realizou uma palestra sobre a importância de doar sangue para salvar vidas no auditório do ITPS. Para o funcionário da Secretaria de Planejamento, Jorge Eduardo, doar sangue é a realização de um desejo antigo. “Eu já tinha vontade, mas não conseguia por falta de tempo”, contou. 


 


A coordenadora de Recursos Humanos do Pronese, Rosemary Oliveira, buscou a parceria com o Hemolacen para realizar as doações e disse estar satisfeita com o resultado. “Nossa meta aqui é conseguir mais doadores fidelizados, que realizem suas doações pelo menos três vezes por ano”, disse ela.


 


Sangue ‘O’ negativo


Mesmo com o bom número de doadores voluntários cadastrados no Banco de Sangue do Hemolacen, o hemocentro está precisando com urgência de sangue tipo ‘O’ negativo para realização de ‘aférese’, técnica que separa os componentes do sangue utilizados para doação. 


Mais informações sobre doações e agendamentos de palestras sobre o tema podem ser obtidas no setor de Recursos Humanos do Hemolacen pelos telefones (79) 3259-3191 ou (79) 3259-3174.