Cientistas criam sensor que pode levar a sutiã inteligente


Cientistas australianos desenvolveram um novo tipo de sensor que, acoplado ao tecido do sutiã, permite um melhor monitoramento do impacto de atividades físicas sobre os seios, podendo ajudar a identificar com mais precisão o movimento deles durante a prática de exercícios.

Cobertos por polímeros condutores flexíveis conhecidos como polipirrol, os sensores também poderiam levar ao desenvolvimento de “sutiãs inteligentes”, capazes de controlar o ajuste das alças conforme o movimento dos seios.

Os novos sensores transmitem o movimento para um computador por meio de uma conexão sem fio.

Os testes de laboratório com sutiãs são hoje feitos com sensores rígidos, o que interfere na movimentação do tecido da peça íntima durante as atividades.

“Apesar da eficácia em limitar o movimento dos seios, o design de sutiãs coloca o peso causado pela atividade física nas alças e como conseqüência, causa pressão nos ombros das usuárias”, diz o estudo, publicada na revista científica Journal of Biomechanics.

Dor

Para os pesquisadores, o estudo é essencial para o desenvolvimento de sutiãs mais apropriados para uso em atividades físicas.

A pesquisa aponta que algumas mulheres com seios fartos não realizam atividades físicas porque consideram o exercício doloroso.

A afirmação já havia sido constatada por um estudo da Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha. Conduzido por Joanna Scurr, a pesquisa mostrou que entre 45% e 60% das mulheres sofrem dor nos seios durante os exercícios físicos.

Algumas estimativas revelam que 70% das britânicas usam o tamanho errado de sutiã todos os dias, o que aumenta a chance de sofrerem de dor nas costas e nos ombros.

Para Scurr, a pesquisa dos australianos é bem-vinda. “Essa é uma área de pesquisa muito importante porque muitas mulheres no Reino Unido sofrem com dores nos seios. Qualquer pesquisa que possa melhorar o design dos sutiãs é bem recebida”, afirma.

Segundo ela, os resultados de sua pesquisa apontam que o melhor design de sutiã para exercícios físicos é o que separa os seios e envolve os seios como uma “cápsula”.

Para ela, “estes sutiãs são melhores que os modelos atuais que pressionam os seios contra o peito para bloquear o movimento”.


 


Fonte: BBC Brasil