Estresse do trabalho piora o prognóstico após infarto


O ataque cardíaco é uma condição que exige atenção médica imediata, uma vez que põe em risco a saúde e a vida do indivíduo afetado. Costuma ocorrer em pessoas com fatores de risco para doenças do coração, tais como, fumantes, diabéticos mal controlados, hipertensos mal tratados, sedentários, obesos. Os cuidados dispensados à vítima de ataque cardíaco, interferem na evolução prognóstica do quadro, da mesma forma que a modificação dos hábitos de vida, após o evento, determinam o risco de novos ataques.


 


As pessoas que sofreram um ataque cardíaco devem ter seu estresse do trabalho controlado, a fim de garantir uma boa saúde pós evento, conforme recomendam pesquisadores canadenses da Laval University, que publicaram um estudo na revista The Journal of the American Medical Association. O estresse do trabalho se associa a um aumento do risco de novo ataque cardíaco, de óbito por doença cardiovascular e de hospitalização por dor no peito contínua.


 


Participaram da pesquisa 972 trabalhadores, todos vítimas de ataque cardíaco prévio. Os resultados divulgados revelaram que 11,5% dos participantes tiveram novo ataque cardíaco não fatal, durante o seguimento, enquanto 8,5% necessitaram de hospitalização devido a dor no peito e 1,4% faleceu, em decorrência de doença cardiovascular. O risco destas complicações foi maior dentre os trabalhadores submetidos a alta carga de estresse laborativo.


 


O estresse no trabalho deve ser controlado, para evitar complicações futuras em indivíduos que sofreram ataque cardíaco.


 


Fonte: The Journal of the American Medical Association