CAMPANHA PUBLICITÁRIA


Plano de saúde convida clientes para o combate à dengue


O mote da nova campanha é a conscientização de clientes e da população em geral no combate à dengue, uma das doenças que mais afligem a população do Norte/Nordeste nesta época do ano. “Percebemos a importância de estar prevenindo a dengue e de utilizar as ferramentas de mídia de amplo alcance para isso. O que mais queremos é auxiliar a sociedade nessa batalha”, afirma Simone Varella, diretora de marketing do Hapvida.


Além das mídias de amplo alcance, como jornais impressos, spots em rádios, VTs nos intervalos dos principais programas de TV do País, a campanha reforça a estratégia do Hapvida de cuidar da saúde antes mesmo da doença, com ações voltadas para o cidadão e para os profissionais da saúde. “Temos duas peças de destaque na campanha: o fluxograma e o folder informativo para os médicos”, informa Simome.


Com o fluxograma, inspirado em material proposto pelo Ministério da Saúde, é possível auxiliar os médicos, tanto no diagnóstico, quanto na conduta a ser adotada no tratamento da dengue. A peça poderá ser encontrada em todos os hospitais, hapclínicas e centros médicos que compõem a rede própria de atendimento do Hapvida. O folder médico, uma espécie de ‘provinha de orientação’, vai ajudar estes profissionais a sanar possíveis dúvidas sobre a dengue, auxiliando, diretamente, no diagnóstico e tratamento.


O fluxograma e a provinha são recursos a mais para qualificar o atendimento, o que mostra que a campanha também é bastante atuante nos “bastidores”. “Essa é uma campanha para salvar vidas”, avalia Simone. Por isso, aliados aos recursos de marketing, o Hapvida se preocupou em fortalecer sua rede própria, ampliando as emergências e realizando inaugurações antes do início do período da dengue. Esse foi o caso, por exemplo, do Centro Médico Parangaba, lançado ao público no dia 13 de janeiro.


Recursos


Não é só o tema da campanha que apresenta novidades. Os recursos de som e imagem também. Esta é a primeira vez que uma das simpáticas abelhinhas, marca registrada das últimas campanhas Hapvida,com o público.


Nas técnicas de computação gráfica vistas no VT, por exemplo, a perfeita sincronia entre animação e voz ajuda a convidar as pessoas, por intermédio da abelha super heroína, para enfrentar à dengue. “O apelo ajuda a aproximar as crianças, que funcionam como locomotiva e puxam toda a família para a ação”, disse Simone.


Responsabilidade Social


É marcante no Hapvida a preocupação de estar sempre conscientizando para a prática de uma vida saudável e plena. Soma-se a isso o compromisso com o social, que tantos prêmios têm rendido à instituição, por intermédio da Fundação Ana Lima (FAL), braço social do Hapvida. A FAL atende, somente no Ceará e no Rio Grande do Norte, mais de 900 crianças em atividades culturais e de reforço escolar.


Este compromisso fica ainda mais forte agora, frente ao desafio nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti e para o qual o Hapvida se propõe a participar ativamente. “Tivemos ainda mais certeza da campanha quando a própria Agência Nacional de Saúde (ANS) solicitou aos planos, no final de 2008, que fizessem campanhas de conscientização e combate à dengue. A gente não poderia estar fora dessa cruzada”, disse Simone.