Centro Internacional de pesquisas é criado para o desenvolvimento sustentável na América Latina


A maior floresta do mundo virou palco de um evento distinto e foco principal dos maiores debates da atualidade: o lançamento do Centro Internacional Terramérica de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio-Ambiente, uma organização que tem como meta divulgar, por meio de um suplemento semanal, pesquisas que propiciam o desenvolvimento sustentável na América Latina.



O Centro Terramérica, que foi iniciado com o projeto Terramérica, uma parceria entre IPS e Envolverde, foi formalmente criado durante o Seminário Internacional que aconteceu em Manaus, Amazônia, entre o dia 31 de julho e 1º de agosto. A Amazônia foi escolhida por estar presente em nove países da América Latina, além de ser o símbolo da luta pela preservação ambiental. O centro conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Mundial e da agência internacional Inter Press Service (IPS).



Representantes do PNUMA, PNUD, Banco Mundial, Governo Federal e do Estado do Amazonas e do Banco da Amazônia, entre outros participaram da assembléia de fundação do Terramérica.



Para explorar mais o assunto, gostaríamos de sugerir uma pauta sobre a importância do Terramérica no desenvolvimento sustentável da América Latina. Além do seu incentivo em pesquisas e produção cientifica, o centro destina-se ao desenvolvimento sustentável e à preservação de um dos maiores bens do mundo, que é a biodiversidade.