CALENDÁRIO CULTURAL


Mais um bom projeto foi somado aos existentes do calendário cultural da prefeitura de Estância, o “Cinema para Todos”, com entrada franca e exibição de produções nacionais. O projeto caçula é uma criação da prefeitura de Estância, coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A sala de sessões é na sede da Casa da Cultura. Agora, as quarta-feiras o estanciano tem mais uma opção de lazer: assistir aos bons espetáculos da sétima arte, exibidos a partir das 19:30h. Nessa quarta-feira (19) foi exibido o filme “Villa-Lobos, uma vida de paixão”, dirigido pelo cineasta Zílio Viana, no papel do músico, Marcos Palmeira e Antonio Fagundes. Ainda no elenco: André Ricardo, Letícia Spiller, Ana Beatriz Nogueira, José Wilker, Marieta Severo, Othon Bastos, Emílio de Mello, Ilya São Paulo, Antonio Pitanga, Marcelo Tás, Paulo Moura e Lucinha Lins.


Muitos jovens estancianos, hoje com cerca de 15 ou 20 anos, nunca assistiram ao um filme na telona. Com o projeto Cinema para Todos, Estância proporciona a essa juventude a oportunidade de ver excelentes produções nacionais às noites das quartas-feiras. O secretário de Cultura, Luiz Carlos Dussantus (ator), tem sido, com o apoio do prefeito Ivan Leite, um entusiasta para que o projeto dê certo. É sabido que na maioria das cidades do interior do país as casas de cinema fecharam suas portas. A indústria cinematográfica tem enfrentado suas dificuldades em função dessas salas de sessões terem migrado para as capitais, precisamente, se concentrando nos shoppings.


Estância possuiu três cinemas: São João, Guarani e Gonçalo Prado. Os prédios dos dois primeiros foram descaracterizados para dar lugar a novos empreendimentos. O prédio do Gonçalo Prado sofreu reformas, mas foi mantida a mesma arquitetura e serve como espaço para encenações teatrais e eventos similares. Acerca da Casa da Cultura, a mesma foi transformada em excelente local para exposição de inúmeras obras de artes. Lá podem ser vistas, obras plásticas, artesanato, confecção dos casarios em miniatura, exposição de imagens das festas populares, além do projeto Café Cultural realizado no interior da referida casa, no menu: dança, poesia, teatro, musica, etc. O projeto Cinema para Todos foi somando aos projetos Café Cultural, Música na Praça, Teatro para Todos e Forró do Lampião. Estância sai na frente, como sempre, enaltecendo sua gente e sua cultura.