MEIO AMBIENTE

Canal Viva Bem


“Neste ano novo dê um presente a natureza: Plante uma árvore e evite sacolas plásticas”. Esta é a nova campanha criada em comemoração aos 10 anos da Clinica San Giovanni. Buscando conscientizar a população para a importância de preservar o meio ambiente o Instituto de Oncologia tem levado através de palestras e distribuição de mudas da árvore Pau Brasil informações sobre o assunto a diversos seguimentos da sociedade.


 


De acordo com o oncologista Willian Soares, diretor do Instituto San Giovanni, é papel de toda a sociedade a preservação da natureza. “Lamentavelmente estamos vendo a destruição a cada dia dos nossos rios, florestas, a crescente poluição do ar, a extinção de animais. Tudo isso tem sido provocado pelo homem e as conseqüências têm sido danosas e serão piores se não agirmos rápido”, alertou o médico.


 


A campanha quer estimular na população o uso de sacolas de papel ou de pano. Segundo estimativas os brasileiros, jogam fora, todos os meses um bilhão de sacolinhas o que corresponde a uma média 66 unidades para cada consumidor. Dados revelam ainda que, no mundo, são consumidos 500 bilhões a um trilhão de sacos plásticos por ano, ou 1,5 bilhão por dia. “Estas informações mostram o quanto é maléfico para o meio ambiente que recebe todo esse lixo, já que menos de 1% dos sacos é reciclado”, relatou Willian Soares, acrescentando que é mais caro reciclar um saco plástico do que fabricar um novo.


 


Usar uma sacola de pano, incentiva a campanha de responsabilidade socioambiental, resulta em uma economia de 6 saquinhos plásticos por semana. Ou 24 sacos por mês. Ou 288 sacos por ano. Ou seja, 22.176 saquinhos plásticos ao longo da vida.


 


“Precisamos criar o hábito, fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de pano às compras, como era antigamente”, afirma o idealizador da campanha Willian Soares, relembrando os tempos em que não se agredia tanto a natureza.  


 


“Não vamos deixar que o plástico sufoque nosso planeta.”


“Recuse sacolas de plástico. Use sacolas de pano.”


 E lembre-se: “Uma árvore retira da atmosfera 1 tonelada de CO2 durante a sua vida.”