EMPREGO


O governador de Sergipe, Marcelo Déda, dará posse na sexta-feira, 21/11, a 1.176 aprovados no concurso para preenchimento de vagas do Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo. O novos servidores vão assumir cargos nas Secretarias de Estado da Educação (SEED), Administração (Sead) e Segurança Pública (SSP). A solenidade será realizada no Ginásio do Sesi, localizado no Bairro Augusto Franco, em Aracaju.


Dos aprovados convocados, 301 desempenharão a função de oficial administrativo, 291 de vigilantes, 115 de merendeiro escolar, 411 de executor de serviços básicos, 51 escrivães de polícia e 7 delegados. Do total, 1069 serão servidores da SEED, 49 da Sead e 58 da SSP.


Segundo o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, a admissão dos novos servidores obedece a uma prioridade do Governo de substituir funcionários contratados com os chamados vínculos precários por servidores devidamente aprovados em concurso público. “Esta é uma determinação da Administração Estadual, substituindo, de acordo com a capacidade de pagamento do Estado, os servidores contratados pelos aprovados no concurso”, detalhou o secretário.


Os novos servidores foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para o provimento de 3.437 vagas nas Secretarias da Educação e da Administração. Com esta, totalizam 3005 candidatos empossados.


“Esta posse é a realização de um compromisso firmado com a sociedade de que todos os aprovados seriam convocados ainda este ano. Não convocamos todo mundo de imediato porque existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, que diz que o Estado não pode gastar mais de 60% da sua receita com o pagamento de salários. Quando o Estado quebra essa lei, são tomadas uma série de medidas drásticas. Por isso, optamos por fazer a convocação por grupos de modo a não criar impacto que complicasse a situação fiscal do estado e depois criasse prejuízo aos próprios servidores, como atraso no pagamento”, justificou o governador Marcelo Déda.