DOAÇÃO DE SANGUE


Na manhã de quinta-feira, 11/12, uma unidade móvel do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) foi instalada no auditório da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) para receber as doações de sangue dos cerca de 100 funcionários públicos estaduais que aderiram à campanha “Santo de Casa também faz milagre”.


Para Carlos César Santana, diretor de operações da Pronese e doador há 20 anos, poder participar mais uma vez da campanha dentro do órgão é gratificante, uma vez que, com o corre-corre diário, ele não tem tempo hábil para ir até a sede do hemocentro. O mesmo ocorreu com Élcio de Santana, chefe de divisão e doador há 16 anos.


“A primeira vez que doei sangue foi para ajudar uma vizinha que foi submetida a uma cirurgia de urgência e, desde então, tenho feito doações regularmente. Acho importante participar de campanhas como esta e sugiro que outras empresas de grande porte fechem parceria com o Hemose para contribuir com a ampliação do estoque de sangue”, disse Élcio Santana.


O diretor presidente do Hemose, Roberto Gurgel, apela para que outras secretarias estaduais e municipais façam parte da Campanha, solicitando palestras para tirar dúvidas e agendando doações coletivas. Mesmo com um bom número de doadores voluntários do banco, há a necessidade urgente de sangues do tipo A, B e O negativos.


A equipe do hemocentro foi coordenada pela enfermeira Vera Caetano, que contou com a ajuda de enfermeiros e técnicos especialistas em hemoterapia. Participaram das doações desta quinta-feira funcionários da Pronese, da Controladoria Geral do Estado (Conger), das secretarias de Estado do Planejamento (Seplan), Agricultura (Seagri), Cultura (SEC) e Esporte e Lazer (SEEL), além da Ouvidoria Geral do Estado e do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe.


A coleta externa contou com a colaboração do assessor de imprensa da Pronese, Ednilson dos Santos, que realizou visitas aos colegas dos órgãos instalados no complexo da rua Vila Cristina. A Campanha “Santo de Casa Também Faz Milagre”, realizada pelo Hemose, foi lançada no ano passado, já tendo registrado a adesão de cerca de dois mil novos doadores voluntários. Para obter mais informações sobre doações e agendamentos de palestras, basta entrar em contato com o setor de Recursos Humanos através do telefone (79) 3259-3191 ou 3259-3174.