Blitz educativa ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’ sensibiliza cidadãos

Condutores de automóveis e de motocicletas, além de pedestres que transitavam na rótula do Conjunto Bugio, na manhã desta quinta-feira (27), foram sensibilizados sobre o uso coerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Através de uma blitz educativa realizada no local, eles receberam adesivos e panfletos sobre a ação ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’, alusiva a campanha ‘Amigos do Samu’.

De acordo com a superintendente do Serviço, Conceição Mendonça, o objetivo da blitz é alcançar a população do Estado de Sergipe para tornar compreendida a importância da assistência pré-hospitalar móvel disponibilizada pelos profissionais do Samu.

“As atividades alusivas a campanha acontecem há quase quatro meses, período em que já registramos a redução do número de trotes em 15%. De cada 100 chamadas atendidas na Central de Regulação do Samu 192 Sergipe, 45 eram falsas, gerando para o Serviço o comprometimento do tempo resposta, que deve ser o mínimo possível para os casos mais graves. O envio de trotes ainda gera o desgaste das equipes de intervenção e reguladoras, o gasto desnecessário de recursos públicos destinados ao salvamento de vidas e até mesmo a perda de uma vida”, alertou Conceição.

A superintendente ainda ressalta a importância de aderir ações educativas aos serviços de saúde como forma de evidenciar a prevenção que gera bons resultados, especialmente, para a sociedade. Ações essas dinamizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão gerenciador do Samu.

“A prevenção, nesse caso específico, gira em torno das orientações enviadas aos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] quanto ao uso prudente do Samu 192 Sergipe. Por meio de medidas preventivas como essa, estimulamos a saída de ambulâncias das bases descentralizadas para o atendimento aos casos realmente passíveis de intervenção das equipes de suporte básico e avançado do Samu. Ressaltamos que mantemos registrados todos os contatos e nos dispomos a enviar as chamadas falsas para a Secretaria de Segurança Pública [SSP-SE], a fim de que sejam todas as devidas providências”, acrescentou a gestora.

Segundo dados coletados no Samu, a emissão de chamadas falsas para o ramal 192 acontece com mais freqüência entre as 23h e 3h, retornando das 5h às 7h30. Durante os finais de semana e férias escolares há identificação de grande volume de trotes emitidos por crianças. A liberação de recursos utilizados pelo Samu para o atendimento a um trote ainda pode implicar no envolvimento de órgãos que atuam conjuntamente na intenção de salvar vidas, a exemplo do Corpo de Bombeiros (Cobom), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Parceria

Para garantir a organização do fluxo de veículos e de pedestres durante a blitz educativa realizada na rótula do Conjunto Bugio, agentes de trânsito da SMTT atuaram com integrantes do grupo de teatro ‘Os Cones’, que unem diversão e orientação sobre o trânsito. “A SMTT sempre foi parceira do Samu, que também colabora com as ações realizadas pela Secretaria, correspondendo mutuamente em campanhas como essa. É de extrema importância que crianças e adultos tenham consciência sobre o uso devido do Samu e evitem trotes. Dessa forma estarão respeitando os que realmente precisam do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência”, alertou o agente de trânsito Diego Soares.

Adesão

O carpinteiro Elmo Pereira de Jesus concorda que a educação serve como recurso gerador de uma assistência mais qualificada. “É preciso que haja punição devida para os que enviam chamadas falsas para o Samu. Atitudes como essa não devem ser praticadas e, por outro lado, devem servir para conscientizar pessoas. Os meus filhos, por exemplo, não emitem e não utilizam meu aparelho telefônico para isso”, assegurou o motociclista.

Vendedor de alimentos há sete anos, Edilton Pereira utiliza a rótula do Conjunto Bugio há sete anos para comercializar seus produtos. “Neste local muitos já presenciaram vários acidentes. A partir da necessidade das equipes do Samu em situações críticas como as constatadas aqui, percebemos a necessidade de não agirmos contra nós mesmos emitindo trotes para o 192. Entendo que o serviço pode ser uma necessidade de algum parente ou conhecido”, analisou o cidadão.

A primeira blitz educativa do projeto ‘Amigos do Samu’, através da ação ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’, foi realizada no último mês de julho, na Avenida Beira Mar, próximo ao Calçadão da 13 de Julho. No local, condutores automobilísticos, motociclísticos e ciclistas foram sensibilizados quanto ao uso correto do Samu 192 Sergipe. Essa e outras ações educativas são realizadas por meio do Núcleo de Educação Permanente do Serviço (NEP/Samu).