Unimed realiza sexta edição de sua certificação de Responsabilidade Social


A Unimed do Brasil acaba de concluir a sexta edição do processo de certificação com o Selo de Responsabilidade Social, com a adesão de 191 cooperativas. A partir de agora, essas singulares já contam com a chancela da Unimed aos seus projetos, que contribuem para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável.


Em 2007, 180 cooperativas haviam sido certificadas, com um total de R$ 603 milhões de investimentos, apurado pelo Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed. Este ano, o software utilizado para o preenchimento dos itens contidos no Balanço foi melhorado para que o usuário tivesse mais facilidade de navegação. Isso agilizou o processo das inscrições das singulares e federações do Sistema.


A certificação com o Selo de Responsabilidade Social tem quatro estágios: a maior parte das Unimeds – 118 – está no nível 2 –, no qual a cooperativa já tem clareza sobre a importância da Responsabilidade Social (RS) para a gestão estratégia do negócio, o que significa evolução em mais de um dos itens da pesquisa.


No quarto estágio, o mais completo de todos, estão quatro singulares. Almir Gentil, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, e presidente da Fundação Unimed, instituições que coordenam a iniciativa, ressalta a importância da certificação:


“O processo de pontuação e classificação permite um feedback mais pontual para as participantes, e estimula as que ainda estão no começo deste processo a continuar evoluindo no tema, seguindo o exemplo das cooperativas mais avançadas em RS”.


Para apoiar esse processo, este ano também foi criado um passo a passo para as cooperativas que estiverem nos estágios 1 e 2 aperfeiçoarem suas ações de RS.


Fonte: Unimed Brasil