AUDIOVISUAL ESTUDANTIL

Transformar a ida ao cinema de um simples hábito de diversão em um passeio rico em cultura e informação é apenas mais um dos benefícios que a 2ª edição do Festival de Curtas do Colégio Atheneu vem proporcionando aos alunos. Neste sábado, 13, a partir das 9h30, os alunos da disciplina Filosofia assistirão aos filmes por eles produzidos, em grupos, na sala de exibição do Cinemark. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo e tem a sua culminância com a premiação dos melhores trabalhos avaliados por uma banca de profissionais ligados à área audiovisual sergipana.


Durante o ano, os estudantes vão ao cinema, acompanhados do professor, para assistirem aos mais variados filmes. “Mas não se trata de um simples entretenimento. Os estudantes são levados a refletir e a ter uma visão crítica daquilo a que eles acabaram de assistir. Após a exibição do filme, o que foi visto é amplamente discutido na aula de filosofia. São examinados os conceitos apresentados, o contexto da obra e até mesmo a cultura do país onde a trama se desenvolve”, relata o professor e organizador do festival, Ítalo Correia.


Com o festival, os alunos têm a oportunidade de pôr em prática a sua criatividade e assim se relacionam com a sociedade através da produção de vídeo. Segundo Ítalo, os estudantes utilizam-se dos mais variados recursos e estilos: câmeras amadoras, máquinas fotográficas digitais e celulares. E ainda enfatizou o interesse dos alunos pela expressão artística: o cinema, pois, com o projeto, muitos alunos que nunca haviam entrado em uma sala de cinema passaram a freqüentá-la regularmente.


Além do estímulo cultural, Correia afirma que o desempenho em sala é outro. “O rendimento na disciplina Filosofia cresceu significativamente, pois os alunos se sentem estimulados por uma atividade que quebra a rotina do dia-a-dia da sala de aula”, avalia.