PLANO DE DESENVOLVIMENTO


Os acadêmicos da primeira turma do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a Orientação da professora Fabiana Britto de Azevedo Maia, elegeram, em votação aberta, o município de Japaratuba para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico da cidade.


A equipe de alunos fez a primeira visita técnica ao município de Japaratuba na última quarta-feira, 10, quando puderam analisar, avaliar e reconhecer as facilidades e dificuldades da cidade para a concretização do projeto. A visita contou com o apoio da prefeita eleita do município, Lara Moura.


Para chegar a essa escolha, foram levados em consideração as potencialidades turísticas e culturais da cidade, as tradições mantidas até hoje, a exemplo dos diversos grupos folclóricos existentes, o artesanato, as obras de Arthur Bispo do Rosário e seu reconhecimento internacional, o Festival de Artes Arthur Bispo, a Festa das Cabacinhas, os Festejos Juninos, o Festival de Poesia Falada e o atrativo natural, Banho do Prata.


O Plano de Desenvolvimento Turístico tem como finalidade ordenar as ações humanas sobre uma localidade turística, bem como direcionar a construção de equipamentos e facilidades, de forma adequada, evitando efeitos negativos nos recursos que possam destruir ou afetar sua atratividade.


Outro objetivo do planejamento, segundo a orientadora da UFS, é educar, conscientizar, sensibilizar, mobilizar e promover a co-participação da comunidade no projeto, através de oficinas, palestras e seminários, tornando-as também colaboradoras e responsáveis pelo seu sucesso.