MULHER E IGUALDADE



Socializar estudos e pesquisas nessa área, que servirão de subsídio para elaboração e implementação das políticas públicas para as mulheres em nosso Estado. Este é um dos objetivos do Prêmio ‘Mulher e Igualdade de Gênero’, organizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), através de sua Coordenadoria de políticas Públicas para as Mulheres (CPPM).


“Esse tipo de ação é fundamental para a implementação definitiva de políticas públicas para as mulheres em Sergipe, que ganham corpo a partir desse tipo de mobilização e os estudos científicos vêm contribuir para dar visibilidade à situação da mulher no nosso Estado”, destacou Neusa Malheiros, coordenadora da CPPM.


Vinte e quatro trabalhos se inscreveram em duas categorias para concorrer a três prêmios de R$ 3 mil na categoria Profissional e três prêmios de R$ 1,5 mil na categoria Estudante. O patrocínio da premiação é do Banco do Estado de Sergipe (Banese). “O Banese não se preocupa apenas com o enriquecimento financeiro de nosso povo, mas também com o enriquecimento social, cultural, educacional dos sergipanos”, disse Edson Caetano, diretor de Crédito e Desenvolvimento do Banese.


Para Petilda Serva Vasquez, uma das premiadas, a troca de experiências e a sensibilização de instituições para o tema são de suma importância. “Este prêmio é valoroso, pois permite uma maior integração entre pesquisadores, estudantes, instituições e órgãos públicos que trabalham para a mulher. A possibilidade de mapear a produção científica é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas”, disse a professora e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA).


“Esta é uma excelente forma de estimular a produção científica e trazer para a sociedade experiências que priorizam a questão de gênero em Sergipe”, disse a secretária adjunta de Inclusão Social, Sonia Meire Azevedo. “Trabalhos como estes ajudam o gestor público a refletir melhor a sociedade e aprimorando ações e buscando novas soluções para o atendimento à mulher em diversas áreas”, acrescentou.


Premiados


Categoria Estudante


Agnes Santos Melo
Conceição Bruna Soares do Nascimento
Liliana Aragão de Araújo


Categoria Profissional


Maura Lúcia Santos de Olim
Mônica Cristina Silva Santana
Petilda Serva Vasquez