Anvisa suspende produtos sem registro


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu quarta-feira, 6/2, a fabricação, comércio e uso de produtos de quatro empresas, por não possuírem registro junto à Agência.


Entre eles estão todos os produtos saneantes e cosméticos fabricados pela empresa Mateus Lemos de Campos Pereira (RE 283), de Sete Lagoas (MG); e todos os produtos saneantes produzidos por Magne Joice da Silva, nome fantasia Soluteb (RE 284), de Divinópolis (MG). As empresas também não possuíam autorização de funcionamento.


A Agência suspendeu ainda todos os produtos para a saúde (correlatos) fabricados pela empresa Perfitécnica Perfis Técnicos de Borracha (RE 286), de São Paulo (SP), por não possuírem registro. Pelo mesmo motivo, também foi suspensa a fabricação, comércio e uso do Desinfranc Desinfetante, fabricado pela empresa Maria Helena Cossia de Oliveira, nome fantasia Francquímica (RE 285), de São Manuel (SP).


Serviço


A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente.


Na seção de Inspeção do site da Anvisa, está disponível relação de medicamentos e produtos em processo de recolhimento.


Fonte: Anvisa