Agentes de saúde dizem que protesto continuará


Por Rosângela Cruz


 


Os agentes de saúde do município de São Cristóvão, permanecem na porta da prefeitura da cidade para cobrar a reintegração às atividades. O protesto foi iniciado na segunda-feira, 18/2. Eles cobram a efetivação de 120 agentes de saúde demitidos.


 


O representante dos agentes, Jéferson Pereira dos Santos conta que desde a promulgação da Lei 11.350, de 5 de outubro de 2006, do governo federal, os agentes de saúde foram demitidos. Ele disse ainda que, a mesma lei prevê que o agente que estivesse exercendo a função até 14 de fevereiro de 2006, não precisa ser submetido a concurso público. “Só que a administração de São Cristóvão não quer cumprir a lei”, critica.


 


Outra denuncia dos agentes é relativa ao não pagamento dos salários com o reajuste concedido pelo governo federal. Segundo informação de Pereira, os agentes ganhavam R$ 380 e a partir de agosto de 2007, o valor passou para R$ 532. “O problema é que mesmo sendo uma verba especifica, não recebemos o salário integral” , denuncia.


 


Os agentes prometem permanecer instalados na porta da prefeitura, até a administração municipal, convoca-los para uma reunião.


 


Prazo – O desembargador, Osório Ramos, concedeu efeitos suspensivos à liminar concedida pelo juiz de São Cristóvão, Manoel Costa Neto que estabelecia um prazo de 15 dias a reintegração dos agentes de saúde do município afastados há dois anos. O prazo terminou na terça, 19/2.