VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA


Mutirão da Dengue chega ao Parque dos Faróis e Jardim


O trabalho de prevenção de combate a Dengue no município de Nossa Senhora do Socorro não pára! No sábado e domingo, respectivamente dias, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, as equipes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realizam a 2ª e 3ª Caminhadas de Sensibilização no Combate à Dengue, nas feiras das comunidades do Jardim e do Parque dos Faróis.


A ação tem como objetivo prestar esclarecimentos a população quanto à necessidade de combater e eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. As atividades do final de semana incluem limpeza de logradouros públicos, visitas domiciliares, orientações às famílias, verificação de possíveis focos de vetores, borrifação de larvicidas e outras ações relacionadas à prevenção da dengue.


A secretária Municipal de Saúde, Maria Cecília Mendonça, informa que o trabalho contará com a participação de equipes de educação em saúde, enfermeiros, agentes comunitários das unidades de saúde e lideranças das áreas envolvidas nos mutirões. “Esperamos contar com todo o apoio de famílias que residem nas comunidades onde ocorrerão os mutirões porque não podemos perder a batalha para essa doença chamada dengue”, adverte a secretaria.


De acordo com ela, o trabalho de combate não está resumido apenas em colocar larvicidas em reservatórios. “É uma ação continuada de conscientização, orientação e de educação junto à comunidade”, comunica Maria Cecília ao lembrar que o prefeito Fábio Henrique já vem convocando a população para participar das atividades de combate a dengue junto com o poder público. “Esse trabalho só terá resultado com o apóio de todos”, reforçou.


As primeiras ações desenvolvidas pelo Mutirão de Combate a Dengue foram realizadas nas comunidades do Guajará e da Palestina, na primeira quinzena de janeiro. A seguir, as equipes se deslocaram até o Marcos Freire II e Conjunto João Alves para uma passeata de conscientização.